Política
VR: Samuca apresenta proposta para a Educação
Ele promete ainda implementar o piso nacional para os professores
30/08/2024 16:24:38O candidato a prefeito de Volta Redonda Samuca Silva (PSDB) disse nesta sexta-feira (30) que, caso eleito, quer elevar o padrão educacional da cidade, garantindo que “seja um exemplo de desenvolvimento e inclusão para todo o estado do Rio de Janeiro”. Samuca afirmou que a Educação é a base para o desenvolvimento de toda a sociedade e que, durante seu mandato, entregou “resultados concretos que impactaram positivamente a vida de milhares de famílias”.
"Quando pensamos no futuro de Volta Redonda, é impossível não colocar a Educação no centro dessa construção. Durante meu mandato, conseguimos avanços que muitos achavam impossível. Agora, é hora de retomar essa trajetória de sucesso e garantir que nossas crianças e jovens tenham as melhores oportunidades", afirmou Samuca.
Ele disse ainda que, entre suas prioridades, está o investimento em concursos públicos para assegurar a presença de professores qualificados em todas as áreas. Também destacou a importância de incluir professores de Libras e auxiliares de sala, garantindo que todas as crianças e jovens, independentemente de suas necessidades, recebam um ensino inclusivo e de qualidade. "Cada criança merece uma educação que atenda às suas necessidades específicas, e é nossa responsabilidade proporcionar isso", ressaltou.
Samuca se disse também “determinado a recolocar Volta Redonda no topo do ranking” da educação pública. "Já fomos a cidade líder no Sul Fluminense e a quinta no estado do Rio em termos de IDEB. Esse é o padrão que Volta Redonda merece, e vamos trabalhar incansavelmente para recuperá-lo", prosseguiu o candidato. Para isso, ele planeja uma série de ações voltadas a elevar o desempenho das escolas e garantir que os alunos alcancem seu pleno potencial.
Além disso, Samuca se compromete a ampliar o atendimento do SEMEIA, um serviço essencial para crianças com autismo, que ele pretende estender também para adultos: "A inclusão não tem idade. Todos merecem acesso a serviços especializados, e Volta Redonda será uma cidade onde isso será garantido".
A expansão das vagas em creches é outro ponto alto de seu plano, segundo afirmou. Ele lembrou que, quando foi prefeito, o número de vagas em tempo integral saltou de 250 para 1,5 mil, eliminando a fila de espera para o berçário, resultado da inauguração de novas creches nos bairros 249, Vila Rica e Retiro. "Nenhuma mãe ou pai deveria se preocupar com a falta de vagas em creches. Vamos continuar ampliando esse acesso, porque acreditamos que cada criança deve ter um começo de vida digno", enfatizou.
Por fim, Samuca Silva se comprometeu a implementar o piso nacional para os professores, reconhecendo a importância desses profissionais para o desenvolvimento da cidade: "Valorizar nossos professores é fundamental para garantir uma educação de qualidade. Eles são a base de tudo e precisamos tratá-los com o respeito e a dignidade que merecem". (Foto: Divulgação)