Cultura
Orquestra de Cordas de Volta Redonda se apresenta ao vivo na Rádio MEC
A apresentação será transmitida na próxima 6ª feira
03/06/2025 09:36:39A Orquestra de Cordas de Volta Redonda se apresentará ao vivo no Programa Sala de Concerto, da Rádio MEC, no Rio, na sexta-feira (6), às 17h. O concerto será transmitido diretamente dos estúdios da TV Brasil, com acesso ao público pelo rádio, pela internet e via vídeo no canal no YouTube da emissora.
Sob a direção da maestra Sarah Higino, a Orquestra de Cordas, formada por 60 músicos, apresentará um repertório eclético e sofisticado, explorando a riqueza de diferentes períodos e estilos musicais. O concerto contará com obras de Mozart, Giacomo Puccini, Carl Nielsen, Pietro Mascagni, Ernest Mahle e Ernani Aguiar.
O programa da apresentação inclui o Divertimento KV 136 de Wolfgang Amadeus Mozart, com os movimentos Allegro, Andante e Presto; o Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni; a Suite Carimbó de Ernest Mahle, que traz as peças Lavadeira da Campina e Vamo acabá c'o este samba; a Sinfonietta Terza “Ouro Branco” de Ernani Aguiar, com os movimentos Allegro ma non Troppo, Lento “a Brasileira” e Allegro com giubilo; e, por fim, a Suite para Cordas op. 1 de Carl Nielsen, que compreende os movimentos Prelúdio, Intermezzo e Finale.
“Temos o privilégio de sermos convidados a apresentar nosso trabalho em diversos programas da rede EBC (Empresa Brasil de Comunicação), como o Programa Partituras e o próprio Sala de Concerto. Já gravamos para a TV e isso fortalece ainda mais nossa missão de democratizar o acesso à música clássica e levar a arte a um público cada vez mais amplo”, disse a maestra Sarah Higino.
O Sala de Concerto é um dos mais renomados espaços dedicados à música clássica no Brasil, oferecendo uma vitrine privilegiada para apresentações ao vivo de artistas da cena clássica nacional. O programa pode ser sintonizado na Rádio MEC FM, disponível no Rio de Janeiro (99,3 MHz) e em Brasília (87,1 MHz). Também é transmitido ao vivo pelas redes sociais da rádio, permitindo que o público de todo o país tenha acesso à apresentação. (Foto: Divulgação)