Política
Em campanha por reeleição, Neto ressalta pagamento de dívidas herdadas
Prefeito lembra quitação de folhas salariais deixadas atrasadas pela gestão passada
25/09/2024 15:27:37O candidato à reeleição à prefeitura de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto (PP), enfatizou nesta quarta-feira (25) o esforço de sua administração para quitar dívidas deixadas pela gestão anterior (de Samuca Silva). Sem citar o nome do concorrente, que está na disputa eleitoral novamente, Neto lembrou que, em 2021, quando assumiu o governo, encontrou uma dívida de R$ 85,2 milhões com o funcionalismo público.
O montante foi herdado pelo não pagamento de quase três folhas salariais – referentes aos meses de novembro, dezembro e também ao 13º salário de 2020. A quitação dos salários foi concluída em 2022.
“Imagina passar o fim de ano sem dinheiro no bolso, sem saber o que fazer para sua família no Natal e Réveillon. Em janeiro de 2021, foi esse o cenário que encontrei com servidores públicos, incluindo aposentados e pensionistas, sem pagamento. Um desafio para o nosso governo, pois havia muita dificuldade financeira, mas com muita competência e experiência quitamos os salários. Foi um compromisso que assumi por respeito ao funcionalismo público de Volta Redonda”, disse Neto.
O candidato ainda reforçou que, no período de quitação dos débitos, aposentados e pensionistas foram priorizados, sendo que uma das maiores dificuldades foi pagar os cargos comissionados da gestão anterior devido às gratificações incorporadas aos salários.
“Depois de colocar a casa em ordem, com a retomada dos salários em dia, intensificamos o trabalho. Reabrimos os Cras (Centros de Referência de Assistência Social), retiramos o Hospital São João Batista (HSJB) da intervenção judicial e que voltou a ser referência na saúde pública estadual. Além disso, reformamos escolas, adquirimos lâmpadas de LED para a iluminação pública e tantos outros projetos que beneficiam a população”, enfatizou.
Neto lembrou ainda que, em 2024, concedeu reajuste de 7% no salário-base dos servidores públicos ativos e inativos, além de aumento no valor do auxílio-alimentação e criação da cesta básica para aposentados e pensionistas. (Foto: Divulgação / Arquivo)