Cidades
VR começa vacinação infantil contra Covid-19 na próxima semana
13/01/2022 18:21:31Escolas municipais, como a Delce Horta, no Aterrado, vão servir como locais de vacinação
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda vai dar início, na segunda (17) ou na terça-feira (18), à vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Os lotes de vacinas do laboratório norte-americano Pfizer chegaram ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13). A prefeitura aguarda somente a entrega dos imunizantes pelo governo do estado.
O início da imunização depende exclusivamente do cronograma de entrega do governo do estado. A vacinação começará com a faixa etária de 11 anos (todas as crianças dessa idade) e crianças com comorbidades de 5 a 10 anos, que também terão prioridade na imunização, com a apresentação de comprovação clínica.
O intervalo entre as duas doses deverá ser feito em até oito semanas. Por determinação do Ministério da Saúde, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no ato da imunização portando caderneta de vacina, cartão SUS ou CPF.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, esclareceu que a vacinação infantil começará com o público de 11 anos e será sediada em seis escolas municipais, das 9 às 17h. Vão atender este público o Colégio João XXIII – bairro Retiro; Cipe Wandir de Carvalho – bairro Siderlândia; - Colégio Professora Themis de Almeida Vieira – bairro Conforto; Colégio Professora Delce Horta Delgado – bairro Aterrado;
Escola Municipal Professor Jaime de Souza Martins– bairro Santo Agostinho; e C.M.E.I. Profª Mariana Aparecida Vieira Bressan – bairro Santa Cruz.
ORIENTAÇÕES - Vasconcellos orienta que crianças com sintomas de Covid-19 ou síndrome gripal devem adiar a vacinação. Para que a imunização seja feita, a recomendação é que o quadro de saúde esteja totalmente normalizado. “Crianças que estejam com sintomas de Covid-19 ou que tenham tido a doença confirmada há menos de 28 dias terão a vacinação adiada. No caso de crianças com sintomas gripais, os pais devem leva-la a uma unidade básica de saúde para realizar a testagem”, disse ele. (Foto: Chris Oliveira)