Saúde
Volta Redonda terá mais um mutirão de cirurgias dermatológicas no Hospital do Retiro
29/06/2024 16:19:00O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda, inicia na próxima segunda-feira (1º) mais um mutirão de cirurgias dermatológicas. A expectativa é atender 800 pacientes durante o mês de julho, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h, e aos sábados e domingos, começando às 8h. Em 2023, a unidade fez quase 1,5 mil procedimentos do tipo nos meses de abril, maio e setembro.
“O mutirão é para atender quem está aguardando na fila e esteja inserido no Sistema de Gestão Municipal (Vivver). Os atendimentos acontecem sete dias por semana e o objetivo é reduzir o tempo de espera pelo procedimento. Além disso, em alguns casos é necessário o exame de biópsia para identificação de câncer. E a agilidade no diagnóstico é fundamental para acelerar o início do tratamento e aumentar as chances de cura”, reforçou a diretora-geral do hospital, Márcia Cury, afirmando que a ação pode ser estendida para os meses de agosto e setembro, de acordo com a demanda.
A equipe do mutirão é coordenada pelo cirurgião-geral Reginaldo Sorrenti Marcello Júnior, e formada por cirurgiões gerais, plástico e dermatológicos. As cirurgias são feitas em salas apropriadas no ambulatório da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), anexo à unidade médica. Os pacientes contam ainda com equipe técnica do centro cirúrgico do hospital. Os pacientes são orientados sobre os cuidados no pós-operatório e recebem alta logo após o procedimento.
A maioria das cirurgias é para retirada de lipomas, um tumor benigno; carcinomas, tumores que se originam de células da pele; nevos, manchas ou pintas na pele; cistos, que são nódulos subcutâneos; e queloides, calombo que aparece pelo excesso de colágeno (proteína), resultante do processo de cicatrização exacerbada em uma ferida.
“A intensificação no número de cirurgias do Hospital do Retiro, assim como acontece no São João Batista (HSJB), mostra o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para reduzir as filas de espera por procedimentos no SUS (Sistema Único de Saúde). Um trabalho que vem dando resultados e, o mais importante, oferecendo saúde de qualidade a quem mais precisa”, destacou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.