sexta-feira, 12 agosto 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Volta Redonda terá I Mostra de Arte e Cultura Surda

Exposição fará parte das comemorações do aniversário da cidade

14/06/2022 10:32:50

A prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPD), está organizando a I Mostra de Arte e Cultura Surda. Os trabalhos de artistas surdos da cidade farão parte de uma exposição na galeria de arte da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A abertura está marcada para 11 de julho, dentro da programação de comemoração aos 68 anos de Volta Redonda, que serão completados dia 17 do mês que vem.

Durante o trabalho, a equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência identificou que muitos surdos se dedicam às artes visuais, sem oportunidade de apresentar as criações para o grande público. “Decidimos então convocar estes artistas para uma exposição coletiva, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura”, explicou o secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa.

Os artistas surdos interessados em participar da mostra devem deixar suas obras na sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência, na Rua 17 de Julho, no Aterrado. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o próximo dia 24. O telefone da secretaria é (24) 3339-9031. “Todos os tipos de arte são bem-vindas. Pode ser desenho, pintura ou escultura”, reforçou Uchôa.

De acordo com o secretário de Cultura, Anderson de Souza, que é artista visual, a acessibilidade cultural é uma pauta nacional e Volta Redonda inicia este trabalho de inclusão pela I Mostra de Arte e Cultura Surda.

“Muito se avançou em termos de acessibilidade nos setores de esporte, mobilidade urbana e educação, por exemplo, mas o setor cultural não acompanhou este ritmo. Quando uma pessoa com deficiência vai a uma exposição de arte, dificilmente encontra um ambiente preparado para recebe-la”, afirmou. “Mas em Volta Redonda, esta realidade começa a mudar com a mostra. Além dos artistas serem todos surdos, será feito um trabalho de descrição em áudio para apresentar os trabalhos para o público com deficiência visual, uma iniciativa inédita na região”, contou o secretário de Cultura, que também vai ministrar a palestra “A importância da arte como ferramenta de inclusão social” no dia 11 de julho, durante a abertura da mostra, com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:56 Cidades