Cidades
Volta Redonda oferece 900 vagas de castração de cães e gatos em novembro
25/10/2024 12:18:11A prefeitura de Volta Redonda abrirá na próxima terça-feira (29) 900 vagas para castração gratuita de cães e gatos até 25 quilos. Através de uma parceria com a Fundação Educacional Dom André Arcoverde, o município ampliará a oferta de cirurgias no mês de novembro e não haverá restrição de raça.
O agendamento para castração deverá ser feito pelo responsável do animal, das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no bairro Retiro, ou na praça principal do Santo Agostinho – próximo ao ginásio. No cadastramento, não é necessário levar o animal.
“Os tutores devem apresentar um documento com foto, endereço e telefone. As vagas serão abertas para qualquer animal de Volta Redonda, independente do bairro de origem. Para a castração o cão ou gato deve ter entre 6 meses e 7 anos, sem doenças cardíacas prévias ou neurológicas”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad.
O castramóvel da Fundação Educacional Dom André Arcoverde é que vai fazer as cirurgias. O veículo móvel adaptado está percorrendo a região Sul Fluminense e as cirurgias em Volta Redonda começarão no dia 4 de novembro (segunda-feira) e seguirão até o dia 22 do mesmo mês. Antes da castração, os animais passarão por uma avaliação clínica e hemograma pelos veterinários do Centro Universitário de Valença.
“Por dia, 60 animais serão castrados. Ficamos honrados com essa parceria, de forma espontânea a direção da fundação, que entrou em contato com a prefeitura para realizarmos a iniciativa em prol da saúde e do bem-estar animal”, acrescentou Janaína.
A coordenadora da Vigilância Ambiental reforçou ainda que o serviço do Castramóvel Volta Redonda continua na cidade, e que atualmente passa por um período de planejamento das futuras ações nos bairros pré-estabelecidos. (Foto: Divulgação)