domingo, 21 abril 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Cidades

Volta Redonda implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão

21/10/2022 11:07:52

A prefeitura de Volta Redonda está implantando na Secretaria Municipal de Saúde um sistema online de gestão das ações, com o objetivo de monitorar o atendimento e a história clínica dos cidadãos. Batizado de Prontuário Eletrônico do Cidadão, a ferramenta “monitora desde o acolhimento, passando pelo agendamento ou remarcação de consultas, distribuição de medicamentos, registro e disponibilização dos resultados de exames, encaminhamentos e retornos, dentre outros serviços”, explicou Osni Silva, gerente de Tecnologia da Informação da pasta e um dos gestores do projeto de informatização.

O sistema já está em funcionamento em 30 unidades de saúde, clínicas odontológicas concentradas, Policlínica da Mulher, Serviço de Atenção Domiciliar e Central de Imunobiológicos. Outros locais que estão recebendo a nova ferramenta são o Centro de Imagem Gecy Vieira Guimarães, o Centro Oftalmológico Miguel Zaidan, a Policlínica da Cidadania, o Hospital do Retiro, o Serviço de Regulação da própria secretaria e a Central de Abastecimento Farmacêutico.

A gerente de Divisão de Departamento de Planejamento, Informação e Qualidade, Creluzia Gratival de Aguiar, explica que a ferramenta será utilizada por toda a rede de saúde, com as informações podendo ser compartilhadas entre elas em tempo real, independentemente de onde o estiver sendo feito o atendimento.

“O médico terá acesso a todo histórico do paciente, exames de imagem, de laboratório realizados, últimas consultas. Isso permite que o profissional acompanhe as condições de saúde dos usuários do SUS com mais rapidez e eficiência”, explicou Creluzia.

Informatização – Além deste sistema, a Secretaria de Saúde também está informatizando a sua rede. Nas UBSFs estão sendo instalados 608 novos computadores, 316 impressoras e links de internet, além de mais 185 computadores para as policlínicas da Cidadania, da Mulher, Centro de Imagem, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Dr. Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado) e Farmácia Municipal.

A secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, destaca que a informatização da pasta tem a finalidade de cumprir ação incluída no Plano Municipal de Saúde, desde 2018, e que só se tornou viável na atual gestão do governo municipal.

“É uma inovação que está sendo concretizada pela prefeitura e o prontuário é uma ferramenta essencial ao trabalho em rede, reunindo cadastros de cerca de 70% da população de Volta Redonda que usam o Sistema Único de Saúde. Vamos atender toda a rede, incluindo Atenção Primária, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, além dos hospitais municipais”, disse a secretária. (Foto: Geraldo Gonçalves / Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:13 Cidades