Nacional
Vídeo: fogo em balão teria sido causado por maçarico no cesto, diz piloto
Metade das vítimas morreu ao pular para tentar escapar das chamas
21/06/2025 14:56:15O incêndio que provocou a queda de um balão com 21 pessoas (e não 22 como informado inicialmente pelos bombeiros) e que deixou oito mortos neste sábado (21) em Praia Grande (SC) teria sido causado por um maçarico que estava no cesto da estrutura. A informação preliminar foi repassada pela Polícia Civil e relatada pelo piloto que sobreviveu. O caso é investigado e perícias estão sendo feitas.
“Esse maçarico estava dentro do cesto. Ele [piloto] não soube precisar se ficou aceso, se ele acabou tendo uma chama espontânea, mas que foi desse equipamento que estava dentro do cesto que acabou pegando fogo e pegando fogo no cesto. Esse é o relato do próprio piloto", disse o agente responsável pela delegacia da cidade, Tiago Luiz Lemos ao g1.
A informação também foi confirmada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel. A Polícia Científica e outros órgãos de segurança estão no local para fazer uma perícia e laudos sobre o incidente e confirmar o que aconteceu. Conforme Lemos, o maçarico é um equipamento usado para iniciar a chama nos balões. O estado de saúde do piloto não foi informado. A Polícia Civil, no entanto, explicou que há dois feridos hospitalizados.
O acidente aconteceu no início da manhã, por volta das 9h30min, quando o balão pegou fogo. Segundo o piloto, quando as chamas começaram, o balão desceu próximo ao chão e ele orientou que as pessoas pulassem do cesto.
A maioria das pessoas conseguiu pular. No entanto, quando elas desceram, o balão subiu porque ficou com menos peso. Com isso, subiu em chamas com quem ainda não tinha pulado e depois despencou.
Pelos registros feitos por moradores em terra, é possível ver quando o cesto cai ao chão (veja no vídeo abaixo). Segundo a polícia, das oito pessoas que morreram, metade foi carbonizada no cesto. As outras quatro morreram ao saltar do balão ainda muito alto. (Imagens: Redes sociais)