Política
Vereador quer fim do limite de 2h para idosos no rotativo de VR
18/06/2025 16:52:14Está em tramitação na Câmara de Volta Redonda projeto de lei de autoria de Rodrigo Furtado, que extingue a limitação de duas horas de permanência para idosos e pessoas com deficiência em vagas comuns no estacionamento rotativo, quando não existirem vagas preferenciais disponíveis. Atualmente, a legislação permite ao beneficiário utilizar uma vaga comum apenas por duas horas. A nova redação eliminará esse limite, desde que o condutor apresente o cartão de estacionamento especial.
Volta Redonda possui uma população estimada de cerca de 280 mil habitantes, sendo que aproximadamente 21% são idosos com mais de 60 anos (cerca de 55 mil pessoas). Segundo Furtado, a medida representa um avanço substancial na “garantia da dignidade e autonomia dos cidadãos que dedicaram grande parte de suas vidas ao desenvolvimento da cidade”.
- Estamos falando de pessoas que contribuíram por décadas com a nossa cidade. É inaceitável que sejam penalizadas com limitações burocráticas quando precisam resolver questões do cotidiano. Esse projeto é um passo na direção de uma cidade mais humana e inclusiva – disse o vereador.
Caso aprovado, o projeto garantirá a esses públicos maior liberdade para estacionar sem a pressão do tempo, facilitando deslocamentos para atendimento médico, compras, serviços bancários e participação em atividades comunitárias.
O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data para ir a plenário. (Foto: Divulgação)