domingo, 26 junho 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Técnicos visitam Hospital Regional para instalar aparelho de ressonância

Aparelho foi adquirido por cerca de R$ 5,8 milhões

24/05/2022 14:42:07

Uma equipe da empresa Siemens esteve na manhã desta terça-feira (24) no Hospital Regional do Médio Paraíba Drª Zilda Arns Neumann, no bairro Roma, em Volta Redonda. Essa é a primeira visita dos técnicos para avaliar o lugar que vai abrigar o novo aparelho de ressonância magnética adquirido pela prefeitura – investimento de aproximadamente R$ 5,8 milhões. Com recurso de emendas de bancada de deputados federais do estado do Rio, o equipamento vai atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) da região Sul Fluminense.

Durante a visita, que contou com membros da Secretaria Municipal de Saúde e da direção do hospital, os técnicos avaliaram espaços e a infraestrutura de setores do prédio para abrigar o novo equipamento. Foram sugeridas as adequações necessárias e a previsão é que o aparelho entre em funcionamento em outubro.

Utilizado em hospitais como Sírio-Libanês e Alemão Oswaldo Cruz (unidades que são referências no país), o aparelho de ressonância magnética conta com recursos de inteligência artificial, que permitirão maior produtividade, e tecnologia para realizar o exame de corpo inteiro – fator fundamental nos estudos oncológicos.

Outro diferencial é a capacidade de carga da mesa de exames, que suporta até 250 quilos, a maior capacidade de um equipamento da região, podendo realizar exames com facilidade em pacientes obesos. Também possui abertura de 70 centímetros, que proporciona mais conforto aos pacientes.

“Com a nova ressonância, o paciente terá acesso a exames de alta qualidade de imagem, realizados de forma até 50% mais rápida do que as ressonâncias convencionais em um ambiente confortável. Para quem se sente incomodado com ruídos ou claustrofobia, o aparelho possui recursos que reduzem significativamente esses efeitos”, explicou Denis Frossard de Andrade, gerente de Engenharia Clínica da Secretaria de Saúde.

O aparelho adquirido pela prefeitura conta ainda com recursos para exames cardíacos e vasculares, além de realizar biópsia de mama por ressonância.

O prefeito Antonio Francisco lembrou que o aparelho foi adquirido com emenda da bancada federal do Rio. “Estamos unindo esforços, tirando importantes investimentos do papel, para melhorar a saúde da população. Além do aparelho de ressonância, os pacientes do SUS em Volta Redonda contarão em breve com os hospitais São João Batista, do Retiro (Dr. Munir Rafful) e a UPA Santo Agostinho totalmente reformados, melhorando ainda mais o atendimento na rede pública”, disse ele. (Foto: Cris Oliveira / Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:40 Cidades