sábado, 24 fevereiro 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Cultura

Sergio Vieira participa da Flip 2023

Músico e escritor vai apresentar seu mais recente livro

22/11/2023 10:10:24

O músico e escritor de Volta Redonda Sérgio Vieira vai participar da Flip (Feira Literária de Paraty) deste ano. Será nesta sexta-feira (24), às 14h, na Biblioteca Municipal de Paraty. Ele fará o lançamento de seu mais recente livro “Vozes Silenciadas - Povos Indígenas no Rio de Janeiro” (Editora Estação das Artes), apresentará composições feitas em parceria com os indígenas Parakanã (Amazônia) e também contar “causos” vividos durante os cinco anos que passou na grande floresta amazônica com o povo indígena. O músico contará com a participação especial do Coral Indígena Guarani Tenonderã, de Angra dos Reis.

A programação faz parte do projeto Casa da Leitura e do Conhecimento da SECEC-RJ (Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro).

Compositor, violonista e produtor cultural, Sergio Vieira trabalhou com grandes nomes da MPB, entre os quais Toninho Horta, Wagner Tiso, Dori Caymmi e Raphael Rabello, entre outros.

Ele viveu na Amazônia durante cinco anos com o povo indígena Parakanã, com os quais realizou um trabalho inédito de fusão do dialeto indígena com ritmos da MPB, que foi adaptado à época para a escola indígena, proporcionando inúmeras melhorias no padrão de vida daquela etnia.

Vieira foi produtor cultural do Sesc Rio entre 1996 e 2003, em Barra Mansa, onde implantou diversos projetos culturais nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais, literatura e sustentabilidade.  Nos últimos anos tem sido selecionado em editais culturais públicos, tendo a oportunidade de apresentar seu trabalho em mais de 30 anos de carreira.

O Coral Guarani Tenonderã é um grupo étnico-musical que apresenta cânticos e danças tradicionais dos indígenas Guarani Mbya. Vivem na Aldeia Sapukai - Bracuí, em Angra dos Reis. O coral já se apresentou com Gilberto Gil, Lenine, DJ, DJ Man, Elza Soares e B'Negão num projeto pela demarcação das terras indígenas. Participaram, há pouco tempo, do álbum "Demarcação Já" com artistas como Chico Cezar, Margareth Menezes, Djuena Tikuna, Sônia Guajajara, Gilberto Gil, Criolo, Marlui Miranda e Zeca Baleiro, entre outros.  (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:26 Cidades