terça-feira, 18 junho 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Cidades

Saae-VR apela para consumo consciente da água

15/11/2023 11:06:58

O Saae de Volta Redonda reforçou nesta quarta-feira (15) o apelo à população para que faça uso consciente da água. O calor extremo dos últimos dias fez disparar o consumo, superando a capacidade de produção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte, que está operando no limite.

Há relatos de moradores de vários pontos da cidade sobre a falta de água, alguns há pelo menos três dias. A orientação do Saae-VR é para que as pessoas evitem desperdício, como forma de evitar que outros consumidores fiquem desabastecidos, como está ocorrendo.

“Estamos uma onda de calor intenso. A nossa ETA tem limitações e trabalha com capacidade máxima neste período, chegando a ter uma demanda 20% maior que sua produção”, afirma o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC.

As orientações são para que a população priorize o consumo humano da água, evitando banhos demorados, lavar calçadas, quintal e carros. O diretor-executivo destaca que é “importante que cada um faça sua parte” e que a autarquia tem trabalhado para garantir água para toda a população.

“Temos realizado trabalhos preventivos constantemente ao longo dos meses para evitar vazamentos e que a água esteja disponível para todos. Preparamos e fizemos diversas ações para diminuir os transtornos, mas precisamos ainda contar com o esforço de todos para diminuir os inconvenientes. O verão será muito forte. Neste momento, pedimos a todos que utilizem a água com moderação. Vamos ser solidários e respeitar a todos”, pediu.

Além de abastecer Volta Redonda, o Saae-VR atende também moradores da região leste de Barra Mansa e do distrito da Califórnia, em Barra do Piraí, que ficam nas chamadas pontas de linha e são os primeiros a sentir os efeitos da escassez do produto.

Há reclamações de falta de água em bairros como Vila Americana, Santo Agostinho, Vila Rica/Tiradentes e Jardim Belvedere, entre outros.

Confira algumas orientações do Saae-VR

- Deixar a torneira fechada quando for escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar o corpo;

– Trocar a mangueira por um balde quando precisar lavar o carro;

– Deixar alimentos descongelarem na geladeira e não usar água da torneira;

– Reutilizar a água: armazenar, por exemplo, a água da máquina de lavar roupas para lavar o carro ou quintal. (Foto: Arquivo)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:51 Polícia