terça-feira, 16 junho 2026
Whatsapp | (24)99901-1961

Esporte

Professor de Resende treina atletas para Brasileiro de Jiu-Jitsu

Ele aplica metodologia adquirida com experiência internacional

29/05/2026 13:30:57

No cenário das artes marciais do Sul Fluminense, a preparação para grandes competições exige mais do que vigor físico. Demanda método, estratégia e uma liderança técnica refinada. É sob essa premissa que o professor Rafael Medeiros Braga, faixa-preta 1º grau e fundador da academia Jiu Jitsu Training Lab, em Resende, lidera uma delegação de quatro atletas rumo ao Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). A competição ocorrerá nos dias 27 e 28 de junho, no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro. Sua academia completará cinco anos de fundação em novembro deste ano e conta atualmente com cerca de 150 alunos.

Braga estruturou uma metodologia de treinamento diferenciada, com ênfase na modalidade sem kimono, que ocupa 50% de toda a grade de aulas. O treinamento segue a premissa da Escola Demian Maia de Jiu-Jitsu Brasileiro, referência mundial na modalidade e reconhecida pela eficiência técnica e pelo forte trabalho de controle posicional. Segundo ele, essa linha de treinamento tem sido fundamental no desenvolvimento técnico dos atletas da academia para competições de alto nível.

A delegação  contará com Rafael Dantas, faixa marrom e campeão do Abu Dhabi Combat Club (ADCC) Open Petrópolis e vice-campeão do primeiro Campeonato Brasileiro do ADCC; Hugo Barreto, faixa preta e campeão Sul Fluminense; André Rayol, faixa azul com pódios no Sul Fluminense e Open Resende; e Thiago Almeida, faixa roxa que também soma medalhas em competições regionais de relevância.

Para o Brasileiro Sem Kimono, a preparação foi intensificada há mais de um mês, com treinos voltados à correção de falhas defensivas, fortalecimento das características individuais dos atletas e aprofundamento das regras da competição. A rotina incluiu sessões extras sem kimono, foco no controle de quedas e uma turma exclusiva de alta intensidade para os competidores na reta final.

Experiência internacional e reconhecimento – A bagagem técnica do professor também foi recentemente enriquecida no Texas, Estados Unidos, a convite de duas academias locais, criadas por brasileiros. Durante a viagem, Braga visitou cinco academias em diferentes cidades, ministrou aulas e atuou como coach em uma luta profissional do atleta Gleidson "Poney" Cutis em um evento em Dallas.

O reconhecimento do impacto social e esportivo do trabalho de Rafael Braga na região culminou, em fevereiro de 2026, em uma Moção de Louvor na Câmara Municipal de Resende pelo empenho e dedicação com os alunos. "Quando abri a academia, meu objetivo principal era compartilhar o que aprendi em mais de dez anos de prática e criar um ambiente profissional, com método e estrutura, onde o aluno se sentisse motivado a evoluir. O destaque dos nossos atletas em grandes eventos é uma consequência direta desse amadurecimento técnico e do respeito que cultivamos no dia a dia do treino", destaca o professor. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:12 Polícia