sexta-feira, 27 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Prisão de Daniel Silveira é mantida pela Câmara

Parlamentar mudou o tom, mas não adiantou

19/02/2021 21:10:51

Não adiantou a mudança de tom do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). A Câmara dos Deputados decidiu, na noite desta sexta-feira (19), manter a prisão do parlamentar, determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Em sessão semipresencial no plenário, 364 deputados foram a favor da manutenção da prisão, 130 foram contra e três se abstiveram.

O parlamentar foi preso em flagrante delito na noite da última terça-feira (16) por fazer ameaças a ministros do STF e ao regime democrático, segundo decisão do ministro da Corte, Alexandre de Moraes. A detenção determinada por Moraes foi depois ratificada por unanimidade pelos demais magistrados.

A relatora do caso na Câmara, Magda Mofatto (PL-GO), recomendou que a prisão de Daniel Silveira fosse mantida. Ela afirmou que o deputado atacou ministros do STF de forma reiterada e crível, "revelando a periculosidade do colega e justificando sua prisão para impedir a continuidade da prática delitiva". Para a relatora, o parlamentar não "fazia meras conjecturas, mas dava a entender que existia um risco concreto aos integrantes do STF" por meio de xingamentos e ameaças de cassação dos magistrados com ações inconstitucionais.

Silveira é um dos deputados tidos como da tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional. No entanto, ele não contou com o apoio público nem de Bolsonaro nem de integrantes do governo.

Participando da sessão por meio remoto em carceragem da Polícia Militar no Rio, Silveira baixou o tom, pediu desculpas e adotou um discurso completamente diferente do que usou nos vídeos que transmitiu em suas redes sociais e que levaram à sua prisão em flagrante. Ele ainda defendeu a importância da Corte que antes atacou.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

22:00 Polícia