segunda-feira, 15 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Estado

PF cumpre em Angra mandados de operação contra tráfico internacional de drogas

Investigação teve início em 2021

14/11/2023 07:34:40

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação “Nephelos”, contra o tráfico internacional de drogas para países da Europa e da África, a partir do Porto de Itaguaí, na Costa Verde Fluminense. Na ação, policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro para a capital do estado, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Angra dos Reis e Santos (SP).

Além disso, a justiça determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 3,15 milhões, visando a descapitalização patrimonial da organização criminosa.

A investigação teve início a partir da apreensão de 342kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021. A droga estava armazenada em toras de madeira que se encontravam no interior de um contêiner com destino à Europa. Ao longo das apurações, segundo a Polícia Federal, foi possível identificar uma estrutura permanente montada para a prática de tráfico internacional de drogas, bem como de comércio ilegal de armas de fogo, com a utilização de diversos mecanismos que visam burlar as fiscalizações portuária e aduaneira.

Ainda de acordo com as investigações, a organização criminosa também praticava os crimes de comércio ilegal de armas de fogo; corrupção de menores; e lavagem de dinheiro, por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis.

Os envolvidos estão sujeitos a penas que, somadas, chegam no mínimo aos 17 anos, com potencial para ultrapassar 45 anos de reclusão.

O nome da operação, está relacionado à maldade, falsidade, erro e engano, ferramentas utilizadas pela organização criminosa na prática de tráfico internacional de drogas e outros crimes cometidos. (Foto: Polícia Federal)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:16 Cidades