domingo, 16 janeiro 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Paraty é selecionada para projeto do Ministério do Turismo

30/11/2021 07:27:50

Paraty está entre as cidades que o Ministério do Turismo escolheu entre as selecionadas pelo projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No estado do Rio, outra cidade escolhida foi Cabo Frio. As demais são Barra do Garças (MT), Barreirinhas (MA), Salvador (BA), Natal (RN), Cruz (CE), Vila Velha (ES) e Osório (RS).

Para a definição dos escolhidos, a chamada pública levou em consideração os seguintes critérios: participarem do Programa Investe Turismo, preencherem o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP) e possuírem um plano de Gestão Integrada da Orla (PGI). Outros pontos observados durante o processo classificatório foram a certificação de praias como o programa “Bandeira Azul” 2021/2022 e possuir unidade de conservação em toda a extensão da orla.

“Esta é mais uma constatação da importância da Bandeira Azul na Praia do Peró. É um motivo também para as autoridades locais, tanto de Cabo Frio quanto de Paraty, investirem em infraestrutura, melhorando as condições das vias de acesso e executarem ações voltadas para o ordenamento, segurança, sinalização e intensificação dos projetos de educação ambiental”, disse o presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol, Marco Navega.

Os nove municípios foram selecionados de uma lista de 16 que tiveram sua candidatura homologada e são das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste, com exceção da região Norte, que não teve suas vagas preenchidas. Os municípios selecionados fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, nas categorias A, B e C, e são banhados por águas federais (mares, rios e lagos). As atividades serão desenvolvidas entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022.

A chamada pública está alinhada ao Projeto Orla, desenvolvido pelo governo federal. É uma ação de planejamento, de ocupação responsável do território em benefício do turismo e da comunidade local. Os municípios, a partir da aplicação da metodologia do Projeto Orla, passam a ser responsáveis pela gestão da orla, com benefício socioeconômico para os destinos turísticos, que incorporam normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos de marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:49 Polícia