sexta-feira, 18 abril 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Estado

Operação em presídios do RJ mira celulares em poder de presos

Alvos são detentos ligados ao Terceiro Comando Puro

12/03/2025 12:11:40

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) realizou, na manhã desta quarta-feira (12), mais uma fase da Operação Strangulatio, voltada para o combate ao crime dentro do sistema prisional. Desta vez, a ação ocorreu na Penitenciária Industrial Esmeraldino Bandeira e na Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho (Bangu 4), no Complexo de Gericinó, onde estão custodiadas lideranças do Terceiro Comando Puro, principais alvos desta etapa.

A operação faz parte da estratégia para desarticular a comunicação e as atividades ilícitas de facções criminosas dentro das unidades prisionais. A ação contou com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que realiza o bloqueio móvel do sinal de telefonia nos presídios mapeados pela Subsecretaria de Inteligência da Seap. Até o momento desta publicação não havia sido informado se houve apreensão de aparelhos com os presos.

As ações da Operação Strangulatio começaram em 14 de fevereiro, quando foram apreendidos 64 celulares. Na ocasião, 20 presos foram isolados. No dia 19 do mesmo mês, uma nova fase resultou na apreensão de 62 celulares.

“A Seap tem fechado o cerco contra o crime dentro dos presídios. A operação Chamada Encerrada já vem enfraquecendo a comunicação das facções, e agora a Strangulatio aperta ainda mais essa rédea curta. Estamos avançando no controle total do sistema prisional”, disse

a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel. (Foto: Reprodução)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

22:00 Esporte