sábado, 19 junho 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Operação da polícia com 25 mortos no RJ repercute no exterior

07/05/2021 11:31:20

No Le Monde, da França: ‘Banho de sangue’

A operação da Polícia Civil do Rio no Jacarezinho, realizada na quinta-feira (6), que deixou 25 mortos, entre eles um policial, ganhou destaque na imprensa internacional. De modo geral, grandes veículos de diversos países abordaram a ação – considerada a mais letal da história do estado – a partir das declarações oficiais das forças de segurança e de relatos e registros feitos por moradores da favela. Também entrevistaram especialistas em segurança pública sobre o grau de violência utilizado e acusações de abuso do uso da força. A Polícia Civil do Rio informou que a operação foi deflagrada após receber denúncias de que traficantes estariam aliciando crianças e adolescentes

Alguns jornais, como o francês Le Monde, trataram o episódio como “banho de sangue”. O americano The Washington Post disse que a operação “chocou o Brasil”. A emissora de TV Al Jazeera usou o termo “carnificina” em seu site. O inglês The Guardian destacou que a polícia e parte da mídia disseram que os 24 mortos da comunidade foram tratados como “suspeitos”, mas não apresentaram qualquer evidência para trata-los desta forma.

O também americano The Washington Post mencionou cenas de guerra e ressaltou o histórico violento da política brasileira de combate às drogas, com a morte de cerca de 5,8 mil pessoas em 2019, a maioria negros e pobres.

"Mesmo em uma cidade há bastante tempo acostumada à enorme violência policial, onde as autoridades frequentemente realizam operações bélicas dentro de bairros controlados por organizações criminosas, o número de mortos foi chocante, mostrando o domínio contínuo da violência no maior país da América Latina", afirma o jornal.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:57 Cultura