Polícia
Operação da Polícia Civil cumpre mandado em Barra Mansa
30/09/2025 07:44:52
A Polícia Civil do Rio deu início, na manhã desta terça-feira (30) a duas operações contra o roubo e o furto de petróleo e derivados. Agentes saíram para cumprir, ao todo, 12 mandados de busca e apreensão.
Uma das ordens judiciais foi expedida para Barra Mansa e está sendo cumprida pela Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados contra um furto qualificado de petróleo em dutos da Transpetro que gerou prejuízo superior a R$ 1,5 milhão à estatal. Nesta operação, outros dois mandados foram expedidos.
As investigações começaram em dezembro de 2023, após técnicos da estatal identificarem uma movimentação suspeita em um duto em Queimados, na Baixada Fluminense. No local, foi encontrada uma derivação clandestina subterrânea, camuflada com concreto e cobertura vegetal.
O esquema utilizava empresas de fachada, documentos falsos, veículos registrados em nome de terceiros e imóveis usados como refinarias clandestinas. A polícia afirma que os criminosos empregavam caminhões-pipa, automóveis e até motocicletas para transportar o material furtado.
Outra – A outra operação cumpre nove mandados de busca e apreensão e está sendo realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, que combate o roubo e a adulteração de óleos lubrificantes. O prejuízo estimado ao mercado é de cerca de R$ 36 milhões. Segundo a polícia, além de assaltar caminhões, quase sempre em Duque de Caxias, a quadrilha contava com empresários que receptavam as cargas e adulteravam os produtos com misturas químicas, falsificação de rótulos e envasamento irregular. Também de acordo com a polícia, as mercadorias eram revendidas em estabelecimentos especializados em todo o estado a preços inferiores aos praticados pelas grandes distribuidoras. (Foto: Polícia Civil)