Estado
Operação combate expansão de facção criminosa para Região Serrana do RJ
Um PM e um servidor municipal estão entre os presos
02/10/2025 12:10:10
A Polícia Civil e o Ministério Público estadual (MPRJ) realizaram, na manhã desta quinta-feira (2), uma operação para conter a expansão da organização criminosa Comando Vermelho para a Região Serrana do estado, principalmente Petrópolis. A ação se concentrou no Complexo da Maré, no Rio, mas foi estendida a outros pontos do interior do estado. Até o momento desta publicação estava confirmada a prisão de 12 suspeitos, entre eles um policial militar da ativa, preso em Três Rios, e um servidor da prefeitura de Petrópolis.
O MPRJ denunciou 56 pessoas pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e corrupção ativa. O grupo é acusado de atuar na ligação entre o tráfico da Maré e bandidos que agem na Serra. O PM preso, segundo as investigações, recebia pagamentos para repassar informações sigilosas à facção.
Ele é lotado no 20º BPM (Mesquita) e repassava, segundo as investigações, informações sobre operações e a localização de viaturas em troca de pagamentos. De acordo com a denúncia, ele também auxiliava na instalação de aparelhos de GPS em veículos policiais para monitorar a movimentação de colegas de farda, facilitando a atuação do tráfico de drogas na Região Serrana. As diligências que levaram à captura dele contaram com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar.
Já a prisão do assessor especial da prefeitura de Petrópolis demonstra, de acordo com a Polícia Civil, a infiltração da facção em estruturas institucionais. A prefeitura emitiu nota informando que a exoneração do servidor foi determinada pelo governo municipal. (Foto: Reprodução)