Cidades
Olimpede 2025 começa nesta 6ª feira em Volta Redonda
Evento deve reunir 1,3 mil participantes
26/08/2025 11:58:37
Esporte, inclusão e cidadania vão marcar presença em Volta Redonda neste final de semana com a realização da edição 2025 da Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), maior evento esportivo do gênero do Brasil. A abertura será na sexta-feira (29), na Praça de Esportes Tabajaras (PET), do Clube dos Funcionários, enquanto as provas serão disputadas no sábado (30) e domingo (31), na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac.
A realização é da prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). A chegada das delegações está marcada para as 14h30min da sexta-feira, com a cerimônia de abertura às 15h, quando haverá o desfile dos participantes e acendimento da pira olímpica. O encerramento da cerimônia será com apresentação musical da Banda Êxtase. O evento é aberto ao público, assim como as competições nos dois dias seguintes.
De acordo com a Smel, a Olimpede 2025 deve reunir cerca de 2,5 mil participantes, entre atletas (estimados em torno de 1,3 mil), técnicos e acompanhantes. Eles representarão 120 instituições de 50 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
“A Olimpede é um dos eventos que mais nos dão orgulho. São meses de preparação para recebermos todas as delegações com muito carinho e a melhor estrutura. Sabemos o quanto a Olimpede é importante para os atletas e seus familiares, pois a inclusão por meio do esporte é fundamental para o exercício da cidadania, algo que todos nós merecemos”, disse a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.
Os participantes da Olimpede incluem qualquer pessoa com deficiência (PCD), seja intelectual, auditiva, visual ou física. Para a edição deste ano, foram criadas categorias especiais para atletas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno Opositor Desafiador) e Paralisia Cerebral. O evento conta com um total de 13 modalidades esportivas adaptadas para os participantes.
“Podemos afirmar que a Olimpede será um sucesso, graças à dedicação da nossa secretária Rose e toda sua equipe. Volta Redonda é uma referência na atenção às Pessoas com Deficiência, com várias atividades e programas destinados a esse público, e por isso temos esse número expressivo de atletas de outras cidades que estarão presentes para as competições”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)