segunda-feira, 25 outubro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Nova onda de frio cria expectativa de neve no Parque de Itatiaia

24/07/2021 12:19:35

O inverno de 2021 pode entrar para a história como o mais gelado deste século. A possibilidade é admitida por meteorologistas com base nos modelos analisados nos últimos dias, que apontam para um frio extremo entre o final deste mês e o início de agosto. Segundo o site especializado Climatempo, na região Sul Fluminense os estudos indicam que poderá nevar no Parque Nacional do Itatiaia. Lembram os meteorologistas relatos de neve na reserva ecológica em 2012, mas que, em 1985, a neve foi tão intensa (veja foto abaixo) que o gelo levou três dias para derreter completamente. Também em 1988 nevou no parque.

“Independente desta chance de precipitação invernal no Sudeste, uma coisa é inegável: vem muito frio na próxima semana! Para os amantes do frio, excelente notícia. Para quem não gosta muito... É melhor manter o edredom e o aquecedor por perto! Vale lembrar que esse tipo de previsão costuma oscilar, pois precisa da exata combinação de umidade com ar muito frio”, salienta a Climatempo.

Nova onda de frio cria expectativa de neve no Parque de Itatiaia

Segundo os meteorologistas, para que a neve caia é preciso, além do frio intenso, muita umidade no ar, como ocorreu em 1985. Em 2017, por exemplo, também havia expectativa de neve no parque, que acabou não se confirmando.

A previsão é que a massa de origem polar intensa deve chegar ao Brasil a partir da terça-feira (27) e ao Sudeste na quinta (29). A MetSul, também especializada em meteorologia, informa que, conforme os modelos numéricos analisados, as temperaturas serão mais baixas do que as registradas no final de junho e início de julho. Segundo a empresa, dados mais precisos devem estar disponíveis na segunda-feira (26). As projeções ainda podem sofrer alterações, podendo variar negativa ou positivamente em relação aos termômetros.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também prevê frio extremo, mas, a exemplo da Climatempo, adota um tom mais cauteloso quanto à sensação térmica que o Brasil poderá experimentar, ainda que confirmando que o frio realmente será muito intenso. (Fotos: César Caffé / Reprodução e Arquivo FOCO REGIONAL)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:17 Polícia