Saúde
No mês da mulher, VR intensifica programa de prevenção ao câncer
Apesar do serviço gratuito, apenas um terço realiza o preventivo
07/03/2023 13:35:45O programa de combate ao câncer de colo do útero e de mama, que em Volta Redonda tem realizado um mapeamento de mulheres entre 25 e 64 anos, vai aumentar a oferta de exames na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), na Vila Mury, nesta quarta-feira (8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Apesar do serviço gratuito, dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) apontam que em 2022, apenas um terço das mulheres que usam o SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade realizaram o exame preventivo. Isto significa que, de cada três mulheres que precisam ser submetidas aos exames, apenas uma realizou o preventivo.
O programa (Prevenir), criado em novembro do ano passado, atua justamente para aumentar a adesão ao exame de prevenção, explica a oncologista Luciana Francisco Netto, coordenadora da iniciativa. “A gente precisa mudar esses números, pois é um exame simples, indolor e que consegue prevenir uma doença muito grave, que é o câncer de colo do útero. O exame citopatológico, que também pode ser chamado de preventivo ou papanicolau, é realizado na unidade de saúde pela equipe de enfermagem”, lembra Luciana.
A médica explica ainda que a faixa etária recomendada para o exame é dos 25 aos 64 anos. “A lesão do HPV para se transformar em uma lesão precursora de câncer leva um tempo longo. E, muitas vezes, quando a paciente é jovem, as lesões podem involuir (regredir). Então o recomendado é que toda mulher que já tenha iniciado a vida sexual, mesmo que não seja mais sexualmente ativa, faça o exame”, orienta.
O programa está realizando o cadastro de todas as famílias da área de abrangência da UBSF da Vila Mury – cerca de 6 mil. O serviço ocorre em parceria com o Saae-VR. O objetivo principal é diagnosticar as doenças de forma precoce e reduzir óbitos. (Foto: FOCO REGIONAL / Arquivo)