Cidades
Morre Paulo Dalboni, ex-comandante da GMVR
16/03/2025 21:29:18O ex-comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique de Souza Dalboni, morreu neste domingo (16), aos 66 anos. A morte ocorreu no Hospital Municipal Nelson de Souza Gonçalves, antigo Cais Aterrado, mas a causa não havia sido informada até o momento desta publicação, mas ele teria sofrido um infarto, segundo conhecidos.
Dalboni comandou a GMVR no nos primeiros 18 meses do governo de Samuca Silva (2016-2020), mas pediu afastamento do cargo um ano e meio depois, após fazer declarações em um vídeo divulgado em redes sociais relacionadas ao combate ao crime que tiveram má repercussão na cidade, inclusive entre as forças de segurança. Ao justificar o pedido de afastamento, ele afirmou que estava enfrentando problemas de saúde, inclusive estresse.
Na gravação, o comandante da GMVR mandou um “aviso” para os bandidos. “Para você que é vagabundo e não gosta de seguir a lei (...) vai um recado do comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda...e de todas as guardas do Brasil: a Guarda é polícia, queira você ou não queira, nós seguimos as leis. Nós temos a lei comigo (sic), conosco. As leis é (sic) para serem seguidas. Se você quer transformar este país numa baderna, você tá muito enganado”, afirmou o então comandante num trecho, com direito a trilha sonora na gravação.
Depois de declarar que a GMVR atuava em conjunto com outras forças de segurança, Dalboni completou: “Não bata de frente com a Guarda Municipal, porque se você bater de frente com a Guarda Municipal de Volta Redonda, o azar é seu”. Cerca de 40 minutos depois da publicação, o vídeo foi removido.
O sepultamento de Dalboni será realizado nesta segunda-feira (17), no Portal da Saudade, às 10h. (Foto: Arquivo)