sexta-feira, 12 agosto 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Morre em SP o cardeal Cláudio Hummes

Ele enfrentava câncer e estava com 87 anos

04/07/2022 12:56:36

Morreu na manhã desta segunda-feira, o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, aos 87 anos. Ele enfrentava um câncer. O corpo do arcebispo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas santas missas.

Dom Cláudio, como era chamado, era franciscano e se tornou um dos arcebispos mais influentes na Santa Sé. Em 2013, no conclave que escolheu o Papa Francisco, ele estava sentado ao lado daquele que seria escolhido o Sumo Pontífice.

Gaúcho de Montenegro, nascido em 8 de agosto de 1934, dom Cláudio se dedicou à vida religiosa a partir dos 17 anos, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1º de fevereiro de 1952. Ele se manteve ativo até março deste ano, quando renunciou ao cargo de Presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Hummes também ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Em 2019, no Sínodo da Amazônia, em Roma, Dom Cláudio defendeu a demarcação de terras indígenas. “Nós sabemos que, para os indígenas, isso é fundamental. Também as reservas geograficamente delimitadas são importantíssimas para a preservação da Amazônia", declarou em coletiva de imprensa no Vaticano. (Foto: Vatican News)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:27 Polícia