Nacional
Morre a economista Maria da Conceição Tavares
Ela tinha 94 anos e influenciou uma geração de economistas
08/06/2024 12:14:23A economista Maria da Conceição Tavares morreu, neste sábado (8), aos 94 anos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Nascida em Anadia, Portugal, ela se mudou para o Brasil em 1954 para fugir da ditadura de António de Oliveira Salazar e se naturalizou brasileira em 1957. Estudou economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tavares foi deputada federal filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) por um mandato, entre 1995 e 1999, e escreveu diversos livros sobre desenvolvimento econômico. A economista influenciou uma série de nomes da área, e voltou a se popularizar após trechos de aulas e uma entrevista ao Programa Roda Viva viralizar nas redes sociais, onde ela defendia: “Se você não se preocupa com justiça social, com quem paga a conta, você não é um economista sério. Você é um tecnocrata”.
Sua carreira no Brasil foi marcada por importantes passagens pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Grupo Executivo de Indústria Mecânica Pesada (Geimape). Trabalhou também na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), onde desenvolveu trabalhos influenciados por economistas como Celso Furtado, Caio Prado Jr. e Ignácio Rangel.
Entre suas obras mais importantes, destaca-se "Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil", de 1972, que trouxe análises profundas sobre a economia brasileira e suas transformações. (Foto: Agência Brasil)