Nacional
MG estabelece presença obrigatória nas aulas a partir de novembro
Determinação vale para todas as redes de ensino
23/10/2021 09:57:33A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais decretou o fim da adesão voluntária às aulas presenciais. A partir de 3 de novembro, o retorno dos estudantes mineiros às salas de aula passa a ser obrigatório. A exceção ao retorno compulsório é para estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à Covid-19, comprovada por meio de prescrição médica para permanecer em atividades remotas. O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) apoiou a decisão.
Dados da chamada Sala de Situação da SES/MG mostram que 81,17% dos trabalhadores da educação (292.623) estão completamente imunizados no estado. Entre crianças e adolescentes da faixa etária de 12 a 17 anos, 39,23% já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Ainda segundo o protocolo, outro ponto a ser destacado é a avaliação do risco/benefício.
“Os benefícios da suspensão dessas medidas se sobrepõem aos riscos relacionados à transmissão no ambiente controlado da escola, em virtude do aumento da população vacinada na comunidade como um todo, inclusive na comunidade escolar, e da própria situação de saúde do público-alvo (comunidade escolar), somado às informações de distribuição epidemiológica”, afirma o texto.
O retorno das atividades escolares presenciais está indicado inclusive nos municípios das macrorregiões localizadas na onda vermelha do plano Minas Consciente, que prevê diretrizes para a flexibilização das medidas de combate à Covid-19 nos municípios e a reabertura da economia. Onde houver a classificação de “cenário desfavorável epidemiológico e assistencial”, a retomada não poderá ocorrer, “tendo em vista os potenciais impactos na comunidade”, mas se as aulas presenciais já tiverem sido iniciadas, poderão ser mantidas. (Foto: Agência Brasil)