Especiais
Mergulhador profissional: as peculiaridades da atividade que tem atraído novos interessados
18/07/2024 12:16:43A paixão pelo mar e pelo mergulho pode se tornar uma fonte de renda. Os mergulhadores profissionais são treinados para realizar uma variedade de tarefas subaquáticas, que podem incluir inspeção, reparo e manutenção de estruturas submersas, pesquisa científica, fotografia e filmagem subaquática, além de operações de busca e resgate. O cargo de mergulhador profissional é uma ocupação singular que combina habilidade técnica, coragem e uma paixão pelo desconhecido. É um mercado amplo e inovador.
Esses profissionais são fundamentais em indústrias como as de petróleo e gás, construção naval e engenharia marinha, onde suas habilidades são essenciais para a manutenção e segurança das operações subaquáticas. Essa é a paixão de Fábio Coutinho, que há 15 anos na profissão, realizando mergulhos a uma profundidade de até 50 metros para a montagem de estruturas submersas, construção de pontes, solda submersa, inspeção e manutenção.
Ele conta como foi se aventurar nesta profissão que chama a atenção também risco: “O amor pelo mar, a curiosidade e o interesse pelo universo submerso. É preciso amar a profissão, pois o mergulho permite conhecer uma parte do fundo do mar, explorar e viver coisas que poucas pessoas podem sentir”.
Fábio também orienta quem deseja seguir a profissão: “O primeiro passo é entrar em uma escola de mergulho profissional, no meu caso foi a Divers University, em 2009. Nela, passamos por intenso teste físico, além das disciplinas de fisiologia, anatomia, câmaras hiperbáricas, equipamentos e estruturas oceânicas, resgate e primeiros socorros, tratamento e hiperbárico tabelas de mergulho. Precisamos desenvolver habilidades aquáticas e com ferramentas e estar física e mentalmente preparados para os desafios em oceanos, baías e rios. Além dos testes físicos, estudamos também oceanografia física aplicada”.
Para o mergulhador, a maior dificuldade na profissão é, naturalmente, conseguir uma colocação sem experiência. “Ingressar na primeira empresa de mergulho foi a minha maior dificuldade”, revelou. Já atuando na área, Fábio se diz realizado e dá mais um conselho a quem pretende investir nesta carreira.
“É preciso se certificar de que é isso mesmo que gosta de fazer, pois é um trabalho que, apesar de ser gratificante, paga-se um preço alto. Passamos muito tempo longe da família, é um trabalho de risco, onde a segurança do mergulho e do mergulhador precisam estar em primeiro lugar”, enfatiza o mergulhador, revelando um sonho: “Meu maior desejo profissional é construir uma companhia de mergulho profissional bem estruturado que possa realizar grandes construções marítimas”.
Mercado – O mercado de trabalho para mergulhadores profissionais possui oportunidades que variam de acordo com a localização geográfica, da indústria e da demanda por serviços de mergulho. Em regiões com uma indústria marítima robusta ou com uma grande quantidade de atividades relacionadas a petróleo e gás, por exemplo, costuma haver uma oferta maior de trabalho.
“É uma profissão ainda com poucos profissionais no mundo todo. Uma mão de obra muito qualificada e de grande demanda por estar ligada à extração de petróleo no fundo do mar. Em Amsterdã, por exemplo, o mergulhador profissional atua inspecionando e revitalizando canais. Nos Estados Unidos, o mergulhador tem um mercado muito amplo nas áreas de petróleo e manutenção de portos”, conta Fábio.
A remuneração, segundo ele, também varia de acordo com o nível de experiência do mergulhador, as certificações que possui, a complexidade e o risco das tarefas e a duração do projeto. “O mercado para mergulhadores profissionais é competitivo e exige alto nível de habilidade e certificação. Aqueles que estão dispostos a investir em treinamento avançado e a trabalhar em condições desafiadoras podem encontrar oportunidades de trabalho gratificantes e bem remuneradas”, destaca Fábio. (Foto: Divulgação)