terça-feira, 18 junho 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Política

Jari defende concurso público peritos no Detran-RJ

Solicitação foi feita ao governo do estado

29/05/2024 15:36:31

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) fez uma indicação solicitando ao governo do estado que inclua os cargos efetivos de médico e psicólogo com a especialidade para realização de perícias no Plano de Cargos e Vencimentos do Detran-RJ. Ele ressaltou que as perícias médicas e psicológicas são atividades de caráter permanente, justificando a inclusão dos profissionais no quadro de funcionários do órgão, como foi no passado.

“O objetivo é permitir que o órgão contrate esses profissionais, preferencialmente, por concurso público, dando solução definitiva a esta demanda. Ou seja, retornar com as perícias médicas do Detran-RJ para o interior do estado”, explicou Jari.

Em outro documento, também enviado oficialmente pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) Jari solicita à direção do Detran-RJ que tome “providências urgentes” para que a emissão e a entrega dos laudos periciais de inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) aconteça no mesmo dia em que a perícia for realizada.

“Levando em consideração que, hoje, grande parte das perícias médicas e psicológicas do Detran-RJ estão concentradas na capital, é justo que, pelo menos, a pessoa tenha que viajar apenas uma vez para acessar o serviço. Sabemos que o deslocamento requer gasto financeiro e também que a maioria das pessoas que necessita da perícia tem mobilidade reduzida e pode até precisar do um acompanhante para ir à cidade do Rio de Janeiro”, disse o deputado.

O deputado Jari conversou com o presidente do Detran-RJ, Glaucio Paz, que assumiu o órgão em novembro do ano passado, e mostrou a necessidade de retornar com as perícias para o interior do estado. O parlamentar, que já havia se reunido com os presidentes anteriores do órgão, Marcus Amim e Adolfo Konder, saiu com uma solução parcial que avançou no caminho para uma solução definitiva para o problema.

Atualmente, as perícias médicas e psicológicas, quando necessárias, para renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) são feitas nas clínicas já cadastradas pelo Detran-RJ para exames rotineiros em cada município.

“Esta ação foi um avanço e resolve parte do problema, porém os PcDs que precisam da emissão da primeira CNH e do laudo necessário para usufruir dos benefícios na aquisição de veículos ou aqueles que apresentem agravamento na deficiência ainda precisam se deslocar até a capital”.   

Segundo ele, há anos o Detran não realiza perícias médicas e psicológicas no interior do estado. “Venho cobrando a descentralização do serviço desde que assumi o mandato como deputado. Parece que, agora, demos um passo para melhorar o atendimento aos usuários”, acredita Jari. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:51 Polícia