Nacional
INB fecha contrato com empresa russa para conversão e enriquecimento de urânio
Material será usado na fabricação de combustível para Angra I
11/03/2025 13:03:22A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) firmou contrato com a Internexco GmbH, do grupo Rosatom, da Rússia, para a exportação temporária para processamento no exterior de até 275 mil kg de concentrado de urânio (U3O8) produzidos na Unidade de Concentração de Urânio em Caetité, na Bahia, para a realização de duas etapas de beneficiamento no exterior: conversão e enriquecimento.
O produto final beneficiado será devolvido, até dezembro de 2027, na forma de UF6 enriquecido a 4,25% e será utilizado na fabricação do combustível nuclear que abastece a central nuclear de Angra dos Reis.
De acordo com o presidente da INB, Adauto Seixas, para viabilizar o envio do material já está em andamento o planejamento logístico das operações terrestres no Brasil, a contratação do transporte marítimo internacional do porto de Salvador até a Rússia, e o licenciamento da exportação. “A INB tem planos para aumentar a frequência destas contratações mediante futuras licitações internacionais, seguindo a bem sucedida retomada da produção de urânio em Caetité”, informou Seixas.
A conversão é a única etapa do ciclo do combustível nuclear que a INB não realiza e consiste na transformação do “yellowcake” em hexafluoreto de urânio (UF6), um composto que tem como propriedade passar para o estado gasoso em baixas temperaturas. Na forma de gás é realizada a etapa de enriquecimento.
A Usina de Enriquecimento da INB está sendo implantada em etapas na Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende, com capacidade anual instalada para atender a cerca de 70% da necessidade de urânio enriquecido necessário para uma recarga de Angra 1.
Para a contratação foi realizada uma licitação internacional que tinha como critério de julgamento o menor preço global, respeitando todos os pré-requisitos técnicos que garantam o pleno atendimento das necessidades da INB. (Foto: Divulgação)