Cidades
HSJB realiza mais uma captação de órgãos
28/09/2022 10:31:13A família de uma mulher de 57 anos, internada no Hospital São João Batista (HSJB) e que teve confirmada sua morte encefálica, autorizou que os órgãos dela fossem captados para doação. A cirurgia aconteceu na tarde da terça-feira (27), justamente no Dia Nacional da Doação de Órgãos. Foram captados o fígado, os rins e também as córneas da paciente. O procedimento foi o segundo em menos de um mês no HSJB.
A captação só é possível com o aval dos familiares – com parentesco até segundo grau (mãe, pai, cônjuge, filhos). A captação foi feita por equipes de médicos do Programa Estadual de Transplantes (PET), da Secretaria de Estado de Saúde. O HSJB vem fazendo uma campanha de incentivo à doação.
"Mais uma vez, uma família no momento de dor teve um ato de amor em pensar no próximo, aceitando doar os órgãos de seu ente querido. E hoje foi ainda mais especial, porque comemoramos o Dia Nacional do Doador de Órgãos. Essa doação vai ajudar a salvar pelo menos três pessoas e melhorar a qualidade de vida de mais duas, com a doação de córneas", disse a enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São João Batista, Daniela da Silva. Ela é a responsável pelo contato com às famílias dos pacientes para incentivar a doação de órgão.
Este ano, o HSJB já registrou 13 casos de morte encefálica notificadas, com cinco doações efetivadas. (Foto: Cris Oliveira / Divulgação)