domingo, 16 janeiro 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Guarda Municipal de Barra Mansa completa 74 anos

Atualmente a corporação 6 grupamentos

29/11/2021 16:56:08

A Guarda Municipal de Barra Mansa completa nesta segunda-feira (29) 74 anos de fundação. A instituição foi fundada em 29 de novembro de 1947, a partir de uma lei do então prefeito Flávio Miranda de Gonçalves.  Atualmente, a GMBM conta com seis grupamentos: Ambiental, Trânsito, Patrimonial, Ronda Escolar, Patrulha da Mulher e Programa de Educação no Trânsito. O efetivo é de 118 agentes, sendo 90 ativos.

De acordo com a história da GMBM, em 13 de janeiro de 1961 o comando foi extinto, mas sua função permaneceu. Em 27 de dezembro de 1990, através de outra lei, o comando foi reorganizado com a criação do regulamento interno, novas viaturas, fardamento, equipamentos e criação do curso de formação de guardas municipais.

“Essa corporação tem um valor inestimável e imensurável para a nossa cidade. Eles fazem parte da história de Barra Mansa, a ponto da população reconhecer o trabalho desempenhado. Vestem a farda e estão sempre de prontidão para fazer o melhor”, afirmou o secretário de Ordem Pública, William Pereira, acrescentando que recentemente a Guarda recebeu uma série de investimentos, como novas viaturas e fardamento, assim como a criação do Cesp (Centro Estratégico de Segurança Pública), entre outras melhorias.

“Estou muito feliz por fazer parte da história da Guarda Municipal. Estou na corporação há 30 anos, atualmente como comandante, e vejo investimentos não apenas em equipamentos, como novas viaturas e rádios, mas também na valorização do ser humano”, afirmou o comandante da corporação, Paulo Sérgio Valente.

Um dos avanços considerados mais importantes da atual gestão foi a criação da Patrulha da Mulher, implantada em 2019. A patrulha funciona 24 horas por dia, com o apoio das polícias Civil e Militar. O carro — identificado na cor rosa — faz rondas e atendimento às mulheres em situação de violência. Para solicitar atendimento, o contato é através do número (24) 98147-9229, com mensagens ou mesmo imagens da agressão.

Outro destaque é a Guarda Ambiental, que nos cinco primeiros meses de 2021 recebeu 601 denúncias, tendo em média 120 por mês. As mais comuns estão relacionadas a maus tratos de animais, seguido de resgate de animais silvestres feridos e queima de resíduos.

“A Guarda Ambiental tem uma relevância muito importante aqui no nosso município, exercendo o poder de fiscalização em relação aos crimes ambientais e as demais infrações que acontecem e que são ligadas ao meio ambiente. É uma equipe muito boa, integrada. Temos um sistema que tem funcionado muito bem para controle das ocorrências”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo. (Foto: Paulo Dimas)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:49 Polícia