Estado
Grandes emissoras de TV planejam desligamento do sinal analógico da parabólica
Milhares de famílias da região têm direito à substituição gratuita
23/07/2024 16:59:43Globo e SBT, duas das principais emissoras de televisão do Brasil, já definiram a data para encerrar a transmissão pelo sinal analógico da parabólica. O desligamento nas duas emissoras está previsto para o próximo dia 18 de agosto, quando se juntam a outras grandes emissoras, como Record e Band, que já transmitem exclusivamente via parabólica digital.
A parabólica tradicional – aquela antena grande que parece um guarda-chuva invertido – vai deixar de receber sinal em 31 de dezembro deste ano e não terá mais utilidade. Quem ainda utiliza o equipamento para assistir à TV, precisa substituí-lo pela nova parabólica digital. Enquanto no varejo o equipamento pode custar até R$ 900, mais de 70 mil famílias do Rio de Janeiro podem ter direito à substituição gratuita. Apenas em municípios do Sul e Centro-Sul Fluminense, cerca de 7 mil famílias inscritas em programas sociais podem ser beneficiadas. Tanto o equipamento quanto a instalação são 100% gratuitos para aqueles que tenham a parabólica tradicional instalada em casa. Para receber o benefício, é preciso agendar o serviço com a Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por apoiar a população de baixa renda com a substituição das antenas parabólicas.
O agendamento com é feito pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404. Este número também recebe mensagens de texto por Whatsapp. No momento do atendimento, é preciso informar número do CPF ou NIS (número de identificação social). Sendo confirmado que a família tem direito ao benefício, o agendamento será feito no melhor dia para receber o técnico da Siga Antenado, que levará à residência o kit com antena, receptor, cabos e controle remoto. O técnico não faz qualquer tipo de cobrança, nem exige fotos de documentos pessoais do morador.
A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de som e imagem, além de mais de 80 canais com programação gratuita, incluindo canais regionais. (Foto: Divulgação)