terça-feira, 17 fevereiro 2026
Whatsapp | (24)99901-1961

Cidades

Geraldo Vida critica aumento dos aposentados abaixo da inflação

AAPVR defende aprovação de projeto de senador

13/01/2026 16:48:48

“A gente sabe que a fórmula do aumento dos aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo é a do INPC, mas, quando o IPCA é maior, como este ano, o justo seria que o nosso aumento o acompanhasse. Afinal, é o IPCA que mede a inflação acumulada nos últimos 12 meses. Reajustar os benefícios do INSS pelo INPC, quando este é menor, significa que estamos recebendo menos do que a inflação real”.

A afirmação é do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Geraldo Vida, e foi feita logo após tomar conhecimento dos 3,90% de aumento que será concedido aos aposentados e pensionistas que recebem acima do piso, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação real, foi de 4,26%. Ele se queixa, ainda, da política de aumento real para o salário mínimo e somente o INPC para quem recebe acima do piso.

“Vamos deixar claro que nunca fomos e não somos contra aumento real para o salário mínimo. Até porque quem está nesta faixa tem muitas dificuldades para manter uma vida digna. Mas conceder aumento real para o mínimo e deixar de fora os aposentados e pensionistas representa arrocho salarial para a nossa classe. Uma pessoa que se aposentou há 15 anos, por exemplo, hoje recebe um benefício, proporcionalmente, bem menor. Por isso, vamos continuar lutando pela aprovação do Projeto de Lei 4434/2008, de autoria do senador Paulo Paim, que propõe um novo índice de correção para os benefícios da Previdência Social, visando recompor o poder de compra dos aposentados e pensionistas. Como este ano tem eleições, a nossa chance de aprovação é maior”, concluiu Vida. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:06 Polícia