sexta-feira, 06 dezembro 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Furtado quer criar Secretaria de Inclusão e Acessibilidade em Barra do Piraí

Objetivo é promover a inclusão e garantir direitos de pessoas com necessidades especiais

10/09/2024 19:45:53

O delegado Antônio Furtado, candidato a prefeito de Barra do Piraí (União Brasil), disse que, se for eleito, vai criar a Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade. O objetivo dessa nova secretaria, segundo ele, será promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com necessidades especiais na cidade. "Essa secretaria é um passo importante para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso integral aos direitos e aos serviços que merecem”, afirmou.

A nova secretaria, ainda de acordo com o candidato, terá diversas funções, como desenvolver políticas públicas para a inclusão, fiscalizar o cumprimento das leis de acessibilidade, promover campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais e oferecer apoio às famílias. Além disso, ficará responsável por organizar eventos que celebrem a vida e promovam a inclusão social deles. Segundo Furtado, atualmente este público “é negligenciado em Barra do Piraí, o que traz imensa tristeza para seus familiares”.

O candidato também disse que quer Barra do Piraí promovendo uma Olimpíada das Pessoas Especiais, inspirada na Olimpede de Volta Redonda, que atrai competidores de todo o estado.

Furtado também destacou ações específicas para pessoas autistas, como capacitação de profissionais, programas de inclusão escolar, com contratação de mediadores para atuarem nas salas de aula, e criação de grupos de apoio e desenvolvimento de atividades recreativas adaptadas.

“Nossa inspiração para desenvolver esse trabalho veio após uma visita que eu Cezinha do Mercado (seu candidato a vice, doPL) fizemos ao Espaço Azul TEAcolhe, em Miguel Pereira. Durante a visita, soubemos que, diferente da realidade de Barra do Piraí, o espaço conta com uma equipe técnica multidisciplinar formada por médico especialista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo e assistente social, oferecendo todo o apoio necessário às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e também às mães atípicas”, explicou Furtado.

Cezinha disse que não pode existir discriminação ou preconceito, mas sim apoio e solidariedade. "A Barra do Piraí que sonhamos vai acolher e respeitar a todos. Queremos e vamos ser um exemplo para o estado do Rio".

Furtado disse depois que o comprometimento de sentidos, como visão, audição, fala, o desenvolvimento intelectual ou mobilidade atípicas não devem ser limites, “mas desafios a serem superados com apoio do governo municipal e da sociedade civil”.

- Inclusão não é só uma palavra bonita. É uma obrigação que todo ser humano deve ter com o outro. Nós vamos ouvir as famílias, contratar os especialistas e atender as necessidades como jamais foi feito em Barra antes. A criação desta nova secretaria marcará o começo de uma era, onde ser diferente será considerado normal. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:02 Nacional