segunda-feira, 15 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Festival de Cinema do Rio agora é Patrimônio Cultural

Alerj aprova mais um projeto de lei para fortalecer a indústria audiovisual fluminense

06/06/2024 16:04:08

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (6) projeto de lei dos deputados Munir Neto e Dani Balbi que torna Patrimônio Cultural o Festival do Rio – Rio de Janeiro Int’l Film Festival. “A importância do festival vai além da cultura, sendo também socioeconômica, gerando novos negócios e atraindo turismo nacional e internacional. Além disso, é um festival que está no mesmo patamar de grandes festivais de outros países”, afirmou Munir.

“Festivais de cinema e de audiovisual precisam da ação do poder público, seja ele no campo legislativo, seja no Executivo e até Judiciário. As políticas públicas são necessárias para fazer com que as ações de acesso à cultura de toda a população possam ser realizadas”, disse Vilma Lustosa, diretora do festival e que acompanhou a votação no plenário da Casa.

Dentre as justificativas para a proposta, estão a promoção da cultura e da arte; a preservação da memória; o estímulo à indústria cinematográfica local; atração de turismo e desenvolvimento econômico; formação de público e educação cinematográfica.

O festival, que acontece há mais de 20 anos, leva o nome do Rio de Janeiro para o mundo inteiro e também traz o mundo para a cidade, tendo exibido milhares de filmes, nacionais e estrangeiros. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:17 Política