sábado, 13 agosto 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Exclusivo: Incidente na CSN para AF-3 por 48 horas

18/05/2022 11:01:37

Um incidente registrado na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, levou à paralisação de 48 horas do Alto Forno 3 da Usina Presidente Vargas (UPV), partir da manhã da última segunda-feira (16), O fato foi provocado, pelo que apurou o FOCO REGIONAL, pelo rompimento de um cabo de aço, conhecido como “cabo da vida”, usado por trabalhadores em locais mais altos dentro da fábrica, onde não existe uma plataforma para que possam trabalhar com maior segurança. Teria sido preciso abafar o AF-3, que só retomou a operar na manhã desta quarta-feira (18).

De acordo com o que foi apurado, o cabo que se rompeu caiu sobre a rede de alta tensão da subestação de energia na área onde está situado o AF-3, o que ocasionou o desligamento em série de outros equipamentos, afetando ainda a Central Termoelétrica (CTE) da siderúrgica, responsável pela geração de parte da energia consumida pela fábrica e também o sistema de distribuição da Light. O fato ainda levou à queda de energia em parte dos bairros Vila Santa Cecília e Sessenta. Também segundo apurou o jornal, a Light foi acionada para suprir a ausência da CTE no sistema.

Uma fonte confirmou que, desde a manhã de segunda, equipes de reparo trabalham no setor para normalizar as atividades. Segundo a mesma a fonte, na noite de segunda-feira, ocorreu outro incidente, quando as equipes foram recolocar em funcionamento uma caldeira: teria havido um choque térmico pelo encontro de vapores frios e quentes, o que causou danos no equipamento. Foi necessário retirar peças de outra caldeira para instalar no equipamento principal.

Procurada, a CSN não deu detalhes do ocorrido, confirmando apenas que, na segunda-feira, por volta das 9h40min houve interrupção de energia elétrica do sistema  interno de 138 kV, “provocando a paralisação e redução parcial das atividades de algumas unidades da UPV”. Segundo a empresa, todas as operações estão “totalmente restabelecidas”. A nota encaminhada pela empresa foi a mesma direcionada em Inea (Instuto Estadual do Ambiente). (Foto: Carlos Caldeira)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:56 Cidades