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Entidades pedem fim das manobras ferroviárias no Centro de Barra Mansa

21/02/2024 11:10:10

Gattás (à dir.) com Santos: Preocupação com mobilidade e segurança

O presidente da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), Matheus Gattás, se reuniu em Brasília, na terça-feira (20), com o gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Serviços da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Daniel de Oliveira Santos. No encontro, foi tratado sobre as manobras realizadas pelos trens no Centro de Barra Mansa, que voltaram a causar grandes transtornos no dia a dia da população.

Gattás entregou um ofício assinado pela Aciap e pelo Codec-BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), dando ciência sobre os problemas causados na área central por conta das manobras e solicitando providências à agência, uma vez que o procedimento já havia sido transferida para outra área, fora do Centro.

Em contato feito com a VLI – empresa de logística que controla a concessionária Ferrovia Centro-Atlântica – citando as obras de readequação ferroviária e questionando como as manobras são realizadas atualmente, a associação comercial recebeu como resposta a justificativa as obras de readequação ferroviária realizadas em Barra Mansa pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Quando o trabalho for totalmente concluído, as manobras que hoje são feitas na área central poderão ser remanejadas para outro local. Já a circulação dos trens pela localidade permanecerá inalterada”, informou a empresa em nota encaminhada às entidades.

O assunto já foi tratado nas últimas reuniões realizadas pelas diretorias da Aciap-BM e do Codec-BM, que reúne 13 entidades, do qual Gattás também é presidente, quando foi proposta a intervenção em prol da retirada das manobras do Centro que vêm sendo realizadas pela VLI.

“As manobras haviam sido transferidas para outra área, no entanto notamos que há algum tempo voltaram a acontecer no Centro, causando interrupções no trânsito que chegam a durar 30, 40 minutos. Isso prejudica o fluxo da mobilidade urbana, o comércio da área central é prejudicado, bem como o acesso a hospitais, escolas, à universidade, enfim, a situação no Centro fica caótica”, disse Gattás.

Ele conta que, na reunião em Brasília, o gerente da ANTT protocolou o ofício, se comprometendo a estudar a possibilidade de suspensão das manobras na área central e também a fazer uma visita técnica ao município, juntamente com representantes das entidades que enviaram o documento. “Daniel contou que conhece Barra Mansa e entendeu o problema, como essa situação afeta a cidade. Ele já encaminhou nossa solicitação e afirmou que essas manobras poderão, de forma emergencial, sair do Centro. Inclusive, ele ficou de vir a Barra Mansa, já no início de março, para verificar os locais, mas nosso pedido já está encaminhado”, explicou Gattás. 

Segurança – Outra questão abordada no ofício foi sobre a velocidade dos trens, que também aumentou. A preocupação é com a segurança, pois, em 2023, Barra Mansa teve um alto índice de acidentes ferroviários, inclusive com óbitos. Só no primeiro semestre do ano passado, foram nove acidentes, sendo dois fatais. E, agora, em 2024, antes do término do segundo mês, dois acidentes já foram registrados, com uma morte.

“Nossa preocupação é grande com os transtornos causados ao comércio e com a questão da mobilidade urbana, mas nos preocupamos mais ainda com a segurança da população. Durante nossas reuniões, a questão da velocidade dos trens foi levantada várias vezes e também a necessidade de alertar mais a população, por meio de campanhas de conscientização, para que essa convivência com o transporte ferroviário, necessário para o desenvolvimento do município, aconteça, porém de forma tranquila e segura”, reforçou o presidente da associação. (Foto: Divulgação)

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