Nacional
Eduardo Bolsonaro se licencia da Câmara e diz que vai morar nos EUA
Criticado por pedir sanções contra o Brasil, ele acusa ministro do STF de perseguição
18/03/2025 12:48:29O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (18) que vai se licenciar do mandato parlamentar. Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo afirmou que vai morar nos Estados Unidos, onde está atualmente, para não ser "perseguido". Ele acusou diretamente o ministro Alexandre de Moares, do Supremo Tribunal Federal, de “psicopata”.
O parlamentar fez o anúncio em uma rede social, uma semana antes do julgamento, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode tornar seu pai réu por tentativa de golpe de Estado. Escolhido do PL para presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, ele vinha sofrendo críticas por defender sanções dos Estados Unidos ao Brasil, considerado um ato antipatriótico. Eduardo afirmou que a função que almejava deve ficar com o líder da oposição na Casa, o deputado Zucco (PL-RS). “Ele irá me ajudar institucionalmente a manter a essa ponte com o governo Trump e o bom relacionamento com países democráticos e desenvolvidos", disse.
A possibilidade de Eduardo Bolsonaro presidir o colegiado foi contestada por parlamentares da base governista e abriu uma disputa interna na Câmara. O PL passou a dizer que não abria mão do cargo.
Por trás da defesa, estava um pedido feito pelo PT ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte apreenda o passaporte do parlamentar por atentado à soberania nacional. (Agência Brasil / Paoila de Orte)