Cidades
Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda lança revista de 100 anos
26/07/2023 16:33:37Para marcar o centenário da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda foi lançada, na terça-feira (25), a Revista Especial de 100 anos. O lançamento aconteceu durante coletiva de imprensa no auditório da Cúria Diocesana, em Volta Redonda.
Um dos principais objetivos da revista é o registro histórico, destacando os momentos importantes da diocese e de grande parte da região Sul Fluminense durante o período. Compuseram a mesa da coletiva o bispo diocesano Dom Luiz Henrique; o padre Flávio Luís Alves, membro da Comissão Histórica da diocese; o padre Daniel Cezar de Faria, membro da Comissão Histórica da diocese; Igor Manso, historiador, e Edna Feitosa, integrante da Comissão de Patrimônio Histórico-Cultural da Diocese.
Em 40 páginas com 18 conteúdos de 12 colaboradores, a revista começou a ser vendida nesta quarta-feira (26), dia da padroeira (Santa Ana) em todo o território diocesano.
O bispo relembrou as edições comemorativas de 75 e 90 anos de fundação da diocese e, no centenário, a edição do jubileu: “Sabemos da importância de registrar a memória e, por isso, a elaboração da revista sobre o centenário, comemorado no dia 4 de dezembro de 2022. A revista procurou explicar e respeitar cada tempo de evangelização e do trabalho de leigos, leigas, diáconos e padres, que muito se empenharam na edificação da diocese”.
“Estamos satisfeitos com o trabalho realizado por nossa equipe e esperamos que a revista possa ajudar na reflexão sobre a importância da memória, a contribuição histórica e o olhar de discernimento bem atento aos novos desafios da evangelização”, acrescentou Dom Luiz Henrique.
Nesta edição, além das informações sobre o centenário, os leitores têm acesso ao material exclusivo formativo do Simpósio Eucarístico, do III Congresso Eucarístico Diocesano. Tratam-se de quatro conferências sobre o Mistério da Eucaristia com palestras do cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa; do bispo de Valença, Dom Nelson Francelino e dos padres da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Leonardo Agostini Fernandes e Fábio Balbino. Este e outros conteúdos podem ser acessados através das áreas de QR-Code da revista.
O projeto –Parte do acervo histórico da revista, foi retirado do “Projeto História e Memória”. Segundo o padre Flávio, “a ideia é resgatar a cronologia da Diocese, disse. Segundo ele, “a proposta busca organizar e produzir entrevistas, registros fotográficos e outras ações da área. Além disso, garante fontes documentais, iconográficas e estruturais. “Esse olhar assegura a preservação da história, evitando que os registros caiam no esquecimento ou se danifiquem, no caso de objetivos”, acentuou o padre.
A revista pode ser adquirida por R$ 10 nas 35 paróquias ou através dos pontos centrais da diocese, os vicariatos e na Cúria Diocesana. (Foto: Divulgação)