segunda-feira, 17 março 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Deputado vai à Justiça contra aumentos na tarifa de água

Objetivo é reverter o reajuste autorizado às concessionárias no RJ

26/12/2024 19:53:34

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) ajuizou ação no Tribunal de Justiça contra o aumento na tarifa de água e esgoto autorizado a partir de janeiro de 2025 às três concessionárias – Águas do Rio, Iguá Saneamento e Rio+ Saneamento – que prestam o serviço no estado do Rio de Janeiro. A ação questiona os cálculos utilizados para a concessão do reajuste tarifário.

A ação popular foi protocolada na sede do Tribunal de Justiça, durante o plantão judiciário, no Rio de Janeiro. O deputado reforçou que o reajuste vem justamente quando diversos bairros do Rio de Janeiro e parte da Região Metropolitana estão sofrendo com a falta d'água. Recentemente, algumas localidades ficaram sem abastecimento por mais de 10 dias.

Para os clientes da Águas do Rio, o reajuste será de 9,8% ou 12,7%, dependendo do bairro e da cidade. Para os atendidos pela Iguá, o aumento é de 11,5%, e para os clientes da Rio+ Saneamento, de 14,3%.

“Estamos recorrendo para rever o aumento na tarifa de água e esgoto. Algumas regiões terão aumento de até 14%. Há um erro grave, pois foi utilizado para cálculo o período inflacionário de 20 meses para autorização do reajuste.  Mas o contrato de concessão, em seu artigo 28, diz especificamente que o reajuste deve ser calculado sobre 12 meses”, afirmou Jari, para quem faltou transparência da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) no processo de autorização do aumento.

Segundo Jari, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado dos últimos 12 meses é de 4,87%. “No bolso do trabalhador e da trabalhadora um aumento tão grande faz muita diferença. E é como eu tenho dito: a água tem faltado na torneira dos moradores, mas a conta chega em dia e com reajuste. A situação é preocupante. Esperamos que o quanto antes a Justiça possa se manifestar sobre esse processo e que reverta esse aumento abusivo”. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:19 Cidades