domingo, 22 junho 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Deputado faz balanço de missão internacional representando a Alerj

Comitiva participou de conferência em Portugal e visitas na Inglaterra

20/05/2025 17:01:14

O deputado estadual Munir Neto fe nesta terça-feira a avaliação de uma missão internacional na Inglaterra e Portugal, onde representou a Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A delegação brasileira incluiu a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, a presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça, a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco, e o chefe de gabinete de Munir na Alerj, Israel Carlos da Silva.

Também participaram da comitiva, representando a organização Cuidadosa, que organizou a missão internacional, a especialista em gerontologia Christine Abdalla, a médica geriatra Karla Giacomin e a assistente social Marisa Accioly. O gerontólogo Peter Lloyd-Sherlock, professor na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, também integrou a missão.

De acordo com Munir, a viagem, iniciada em 7 de maio, teve duas etapas: na Inglaterra, a delegação realizou visitas técnicas em diversas Instituições de Longa permanência para Idosos e projetos voltados para as pessoas idosas. A segunda etapa, em Portugal, incluiu também visitas técnicas a projetos e outras instituições para idosos no Porto, considerada “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”. Tabém houve participação na 25ª Conferência Internacional de Cuidados Integrados para a Pessoa Idosa, realizada em Lisboa.

“O resultado da viagem muito positivo. Muitas coisas que nós vimos o Brasil já vem fazendo em Volta Redonda e no estado do Rio, mas tem bons projetos que nós podemos trazer para cá, dentro da nossa realidade”, disse Munir, que teve a oportunidade de mostrar o trabalho de escuta ativa feito no estado do Rio pela Comissão da Pessoa Idosa da Alerj, e ainda a estrutura voltada para a pessoa idosa em Volta Redonda.

“Em Newcastle mostrei o trabalho que é feito em Volta Redonda com os idosos e os resultados, como o aumento da expectativa de vida e a diminuição no uso de remédios, entre outros. Falamos também dos centros de convivência, dos polos de ginástica e dos dois Centros Dia para os idosos de Volta Redonda, além do Centro Dia para Idosos com Alzheimer e familiares, que deixou todo mundo maravilhado”, enumerou.

O deputado disse ainda que um dos resultados práticos da viagem é a visita do professor Peter Lloyd-Sherlock, da Universidade de Newcastle. Ele desenvolve um trabalho no Brasil, o “Maior Cuidado”, que funciona em Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais, e em Salvador, na Bahia. “O Peter se interessou muito pela estrutura que temos em Volta Redonda e vem visitar o município no dia 9 de junho, para conhecer o trabalho e tentar implantar um projeto-piloto do Maior Cuidado na cidade”, informou Munir. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:06 Esporte