terça-feira, 23 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Delegado Antônio Furtado é pré-candidato a prefeito de Barra do Piraí

06/06/2024 14:27:37

Pouco mais de um ano depois de assumir a delegacia de Barra do Piraí, o delegado de Polícia Civil Antônio Furtado deixou o cargo na quarta-feira (4). Confirmando os rumores que já circulavam no meio político, ele decidiu disputar o cargo de prefeito da cidade nas eleições de outubro pelo União Brasil. Segundo ele, a decisão de concorrer ao governo municipal foi tomada em razão “da aflição” da cidade que percebeu nos 14 meses em que esteve à frente da 88ª DP.

“A cidade tem problemas crônicos, com serviços públicos precários, como no transporte – que deixa muito a desejar. Entendo que cabe à prefeitura tanto a fiscalização do serviço como permitir aos empresários prestar um bom serviço, renovando a frota e cumprindo horários. Além disso, há males graves na saúde, que não consegue prestar atendimentos básicos. A realidade mostra que os barrenses precisam recorrer a municípios vizinhos quando o assunto é saúde pública. Para mim, é um tema prioritário, que precisa ser resolvido”, disse.

Furtado citou ainda como um dos maiores problemas de Barra do Piraí o abastecimento de água. “Não chega de forma continuada a diversos bairros”, afirmou, citando o caso do distrito da Califórnia, dependente do Saae de Volta Redonda. “Mas há outros bairros, dentro da região central de Barra do Piraí, como Química e Oficinas Velhas. Diante de tudo isso, de perceber que a administração pública não atende aos anseios do povo de Barra do Piraí, e com a experiência que tenho, inclusive como deputado federal, me coloco como uma opção diferente de todas as demais pela história de vida, pela minha história profissional e porque, agora como morador e cidadão barrense [ele foi agraciado com título de cidadania barrense], me sinto preparado para vencer este desafio e vários outros que teremos pela frente”.

Em seu novo objetivo político, Furtado não teme ser chamado de estrangeiro em busca do cargo de chefe do Executivo municipal. “Não nasci em Barra do Piraí, mas trabalho pelo município desde 2019, quando assumi o mandato de deputado federal. Encaminhei vários milhões de reais para ajudar a administração municipal, com verbas para saneamento, saúde, educação. Sempre tive uma atenção especial para com o povo de Barra do Piraí”, ressaltou.

Serviços básicos – Disse ainda que, quando passou a atuar como delegado da 88ª DP, priorizou seu trabalho de policial, mas sem deixar de observar a realidade local. “E isso me fez perceber o drama de pessoas que me abordam nas ruas, expondo queixas como cidadãos, me falando de coleta de lixo e de localidades que têm escolas do ensino básico, mas não de ensino médio, como [o distrito] de Vargem Alegre, onde mães têm que levar os filhos para estudar em Pinheiral, que é mais próximo”.

Um dos pontos que o ainda pré-candidato pretende enfocar é a necessidade de dar auto-sustentabilidade a Barra do Piraí. Para ele, é preciso que a população tenha os serviços básicos disponíveis na própria cidade e não em municípios vizinhos. “O povo precisa perceber que a administração municipal busca atender às suas necessidades primárias, sem ficar na dependência da colaboração das cidades vizinhas. Para que Barra do Piraí volte a se desenvolver é preciso independência e autonomia”, resumiu.

Por isso, ele acredita que o eleitor vai receber sua pré-candidatura como “a porta de entrada para um futuro melhor”. E acrescentou: “A exemplo do que fiz como delegado, pretendo levar um modelo de gestão empreendedor. O prefeito precisa ser uma espécie de embaixador da cidade, buscando oportunidades e replicando boas ideias”, prosseguiu, citando como exemplo as administrações de André Português, em Miguel Pereira, e Diogo Balieiro, em Resende, que, a seu juízo, “conseguiram elevar a qualidade de vida” em suas respectivas cidades.

Furtado afirmou também que, com o uso bem adequado do dinheiro público é possível gerar desenvolvimento e estancar o esvaziamento econômico de Barra do Piraí, de onde os jovens saem em busca de oportunidades: “Barra do Piraí, hoje, não gera empregos que sejam efetivos. Isso precisa e pode mudar. Temos que atrair investimentos e tornar Barra do Piraí uma cidade atraente para empresas, permitindo que os barrenses fiquem na cidade”.

Costurando apoios – A experiência como deputado federal faz o delegado Furtado apontar que há caminhos para aumentar as verbas federais destinadas ao município. “Nós vamos conseguir trazer recursos de Brasília, disponíveis nos ministérios, e de deputados federais que estiveram comigo na legislatura passada. Vamos criar pontes e não muros, não deixando a cidade isolada como a gente vê hoje”.

Depois de dizer que Barra do Piraí precisa retomar o protagonismo entre as principais da região, o pré-candidato fez questão de frisar que, ao contrário do que já se comentou no meio político local, ele não será o nome apoiado pelo atual prefeito, Mário Esteves. Segundo ele, se tratam de boatos: “Quero deixar bem claro que a minha pré-candidatura, como quero e já considero que seja, é do povo de Barra do Piraí”.

Neste sentido, Furtado afirma que apoios ao seu nome ainda estão sendo construídos. “Muito em breve vamos começar a anunciar os apoios que nossa pré-candidatura terá para tirar Barra do Piraí do buraco. Sou muito responsável com aquilo que faço. Só vou anunciar quando estiver 100% definido”.

Por fim, Furtado admitiu que, caso seu objetivo se concretize e venha a ser eleito, vai trabalhar com afinco desde o primeiro dia de governo: “Eu tenho uma certeza: será o maior desafio da minha vida e pretendo empregar todas as minhas energias, força e coragem a fim de construir uma nova história para a cidade. Um homem é do tamanho do seu sonho. E eu sonho e sei como fazer a cidade ser grande de novo. A pré-campanha e a campanha provarão isso. O povo de Barra do Piraí merece muito mais do que tem hoje”. (Foto: Câmara dos Deputados)

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:59 Estado