Cidades
Defesa Civil de Barra Mansa enviará alertas sonoros aos celulares da população
Órgão também continuará encaminhando mensagens de texto
10/02/2025 17:41:24A Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), começou a utilizar o novo sistema de alerta para a população em que um SMS é enviado juntamente com um alerta sonoro para celulares. A ação faz parte do “Defesa Civil Alerta”, cuja implantação foi coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é agilizar a comunicação e facilitar a prevenção de danos causados por fenômenos meteorológicos.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, explicou sobre o funcionamento do serviço, que vai beneficiar principalmente os moradores de áreas ribeirinhas e proximidades de encostas. “O sistema se comunica diretamente com o aparelho móvel da pessoa por meio de uma mensagem de texto acompanhada de um alerta sonoro, não sendo necessário que ela esteja cadastrada ou baixe aplicativo. Basta ter acesso à internet com uma conexão 4G ou 5G. Porém, mesmo com o apoio desse serviço, a Defesa Civil segue com seu trabalho de prevenção às chuvas intensas, por meio do SMS para o número 40199, atendendo pelo telefone 199 e monitorando as regiões com mais riscos geológicos e hidrológicos”.
Ele frisou ainda que o novo mecanismo só será utilizado em caso de risco extremo.
Nesta segunda-feira (10) a Defesa Civil realizou o acionamento das sirenes para testes. A medida faz parte do trabalho preventivo para avaliação do funcionamento dos equipamentos. Por determinação do governo estadual, durante o dia 10 de cada mês, às 10h, serão ligadas as sirenes para verificação. A data e o horário foram escolhidos estrategicamente pela facilidade de serem memorizados.
Barra Mansa conta atualmente com dez sirenes, que estão localizadas nos bairros Boa Sorte, Boa Vista, Cotiara, Metalúrgico, Monte Cristo, Nova Esperança, Paraíso de Cima (Vila Natal), Vila Coringa, Vila Nova e Vista Alegre. (Foto: Divulgação)