Cidades
Cooperativas de coleta seletiva de VR recebem EPIs
Doação foi feita pela Fundação CSN
28/11/2023 15:25:09
A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda, em parceria com o Programa de Educação Ambiental da Fundação CSN, realizou na manhã desta terça-feira (28), no auditório do Palácio 17 de Julho, no Aterrado, a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores de duas cooperativas de coleta seletiva da cidade. Também foi feito o treinamento para o uso dos equipamentos.
Segundo o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo, foram entregues luvas de proteção, avental, óculos de proteção, protetor auricular, botas e capacete para 28 catadores das cooperativas Folha Verde e Reciclar VR, que também assistiram ao treinamento. Segundo ele, uma terceira cooperativa, a Cidade do Aço, também receberá os equipamentos e capacitação assim que for habilitada.
Anderson informou ainda que a prefeitura de Volta Redonda já está com processo de licitação para adquirir mais kits para os catadores. “É um material de consumo que pode ter desgaste, perda, e é importante que eles tenham equipamentos de reserva”, explicou. É a primeira vez que os profissionais são contemplados com os EPIs.
“Além de explicar como se usa e se faz a manutenção, também orientamos sobre como é imprescindível o uso do equipamento por questão de segurança, pois eles trabalham com ferro, materiais pontiagudos e perfurocortantes, entre outros”, disse Anderson.
Ele aproveitou para explicar um pouco sobre o trabalho feito pelas cooperativas, que garante a renda de inúmeras famílias. “O material recolhido de porta em porta pelos catadores passa por uma triagem e depois é pesado e enfardado. A prefeitura paga às cooperativas de acordo com o peso. Elas fazem a venda desse material para a destinação final e correta. Esse material geralmente retorna num processo de produção pela logística reversa”. (Foto: Divulgação)