Internacional
Começa o conclave para escolha do novo papa
133 cardeais vão escolher novo líder da Igreja Católica
07/05/2025 10:49:15Teve início nesta quarta-feira (7) o conclave para a escolha do papa que vai substituir Francisco, morto no dia 21 de abril. A série de eventos foi aberta com a missa “Pro Elegendo Pontifici”, dedicada à eleição do novo pontífice.
Às 11h30min (horário de Brasília), os 133 cardeais votantes entrarão na Capela Sistina, marcando o início formal do conclave. Após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela.
Antes da votação, realizarão juramentos coletivos e individuais, um procedimento que reafirma o compromisso com o sigilo e a seriedade do processo.
A famosa chaminé da Capela Sistina será observada atentamente, pois a fumaça branca anunciará a eleição bem-sucedida, enquanto a fumaça preta indicará que ainda não houve consenso, necessitando de novas votações.
Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. De modo geral, as eleições dos últimos 100 anos foram rapidamente resolvidas. Porém, a de agora desperta expectativa maior devido ao momento observado no mundo, havendo também uma divisão mais perceptível na Igreja Católica. (Foto: Vatican News)