segunda-feira, 15 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Cidades

Centro de Alzheimer de Volta Redonda é citado em revista científica americana

08/06/2024 09:50:37

O trabalho desenvolvido no Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), em Volta Redonda, foi destaque no relatório especial “The New Age of Alzheimer’s” (“A Nova Era do Alzheimer”), publicado pela revista científica “Scientific American” e pela Davos Alzheimer’s Collaborative, parceria global de organizações com ideias semelhantes com objetivo de mobilizar o mundo contra a doença.

A publicação, de maio, enfoca os avanços que poderiam atrasar ou possivelmente prevenir a demência e partilha novas abordagens para apoiar a saúde do cérebro entre a população idosa do mundo. Nesta edição especial, focada na doença de Alzheimer, o artigo do escritor Mac Margolis ressalta o trabalho feito Volta Redonda, e coordenado pela psicóloga Danielle Freire, tanto com os pacientes quanto seus familiares (o artigo completo, em inglês, está neste link).

O prefeito Antonio Francisco Neto lembra que o Centro-Dia para Idosos com Alzheimer e Familiares, inaugurado durante seu quarto mandato, em 2014, é uma iniciativa pioneira. “Há dez anos, somos o único serviço público voltado para idosos com Alzheimer e seus familiares da América Latina. Receber esse reconhecimento internacional coloca o município, definitivamente, como referência no cuidado com os idosos”, afirmou.

Outros - O trabalho do Centro-Dia, ligado à Secretaria Municipal da Assistência Social (Smas), também foi reconhecido, em 2023, pela Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) e Sociedade Brasileira de Geriatra e Gerontologia Rio de Janeiro. A unidade de Volta Redonda ganhou um capítulo na segunda edição do livro “A prática do serviço social na atenção à pessoa idosa”.

E, ainda no ano passado, o Centro-Dia foi convidado nas redes sociais pela página @alzheimerebook, que divulga informações sobre o Alzheimer, para encerrar a campanha 2023 com um vídeo, mostrando os trabalhos e metodologias realizadas na unidade.

A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a Branca, afirma que o reconhecimento nacional e internacional é reflexo da dedicação e do trabalho de excelência da equipe do Centro-Dia. “Ver o trabalho sendo reconhecido nos dá certeza de que estamos no caminho certo. Não posso deixar de enaltecer o trabalho da equipe da unidade, que se dedica diariamente a atender a todos os idosos e seus familiares com qualidade, profissionalismo e muito afeto”, disse a Branca.

A unidade – O Centro-Dia fica em um prédio de dois andares no bairro Jardim Paraíba, com salas amplas e pista de caminhada, onde são oferecidas atividades coletivas coordenadas por assistente social, psicólogo, educador físico e fisioterapeuta. O serviço ainda fornece cinco refeições ao dia e prevê transporte gratuito para os idosos, seguindo critérios de inclusão e necessidade das famílias. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h. Os idosos são atendidos duas vezes por semana e, em média, são 100 atendimentos semanais. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:16 Cidades