Cidades
Carga tombada na Dutra: há chance de remoção nesta 4ª feira, diz PRF
16/04/2024 12:00:43As equipes que trabalham no local de tombamento de uma carga superdimensionada na Via Dutra, em Piraí, trabalham com a possibilidade de fazer a remoção do equipamento (um transformador) e da carreta nesta quarta-feira (17). A informação foi dada na manhã desta terça (16) pela Polícia Rodoviária Federal.
O tombamento ocorreu no último dia 11 na pista sentido Rio, no km 247, em Piraí. Segundo o que foi passado para a PRF, já foi feito o nivelamento e alinhamento do transformador, que está agora apoiado em calços denominados pela equipe de "fogueira".
O trabalho agora consiste em reposicionar o conjunto transportador (linha de eixo) de forma a recolocar o transformador nas vigas. Esta operação é denominada "pescar a carga".
Apesar de o semirreboque ter sofrido avarias no tombamento, foi avaliado que é possível recolocar a carga e movê-la até um recuo há 100 metros do local do acidente para então poder liberar a pista. Em seguida, será feito o o trabalho de recolocação do transformador em um conjunto transportador em condições de continuar o trajeto.
Ainda segundo que foi passado à PRF, o ajuste da carga no conjunto transportador requer cuidados para que haja segurança na remoção. Como o ajuste é feito visualmente, é necessário que seja realizado durante o dia, não sendo recomendado fazer este procedimento à noite.
Por causa do acidente, a concessionária instalou mão dupla na pista sentido São Paulo entre os kms 245 e 250. Por volta das 10h, o tráfego em direção ao Rio estava com congestionamento de 8 km. Já no sentido São Paulo, a lentidão chegava a 1 km. (Foto: PRF)