terça-feira, 23 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Câmara de VR aprova projeto relacionado à inteligência artificial nas escolas

Autor considera importante capacitação para uso ‘eficaz e ético’

12/06/2024 10:44:03

A Câmara de Volta Redonda aprovou esta semana projeto de autoria do vereador Renan Cury (PP) que autoriza a inclusão de atividades extracurriculares de inteligência artificial (IA) nas escolas da rede pública municipal na cidade. A ideia, segundo o autor do projeto, é preparar os alunos da rede municipal de ensino para o uso “consciente e ético” de softwares de IA, uma tecnologia emergente que vem sendo amplamente utilizada em diversas áreas, como saúde, educação, segurança e finanças.

“É fundamental capacitar os alunos para utilizar essas ferramentas de maneira eficaz e ética, garantindo sua competitividade no mercado de trabalho e maximização das oportunidades oferecidas por essas inovações”, afirma Renan.

Ele também lembrou que ensinar os limites éticos da IA nas escolas de Volta Redonda é outro objetivo do projeto, visando evitar práticas prejudiciais como plágio, propagação de fake news e uso indevido de informações. “Saber utilizar a inteligência artificial para o bem será crucial para o ingresso no mercado de trabalho no futuro. Temos que lidar com isso, assim como temos que lidar com a parte ruim e ajudar a combater tais práticas. Levar o tema para as escolas ditará os rumos do futuro”, disse o parlamentar.

O projeto segue agora para sanção do prefeito Antônio Francisco Neto. Se sancionada, a lei permitirá que o Poder Executivo firme parcerias com instituições privadas, universidades e organizações não governamentais fortalecendo a implementação das atividades educacionais previstas, proporcionando recursos e expertise necessários “para a formação de cidadãos mais preparados e responsáveis”, acrescentou. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:59 Estado